Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > Ser professor é um ato de amor!
conteúdo

Destaque

Ser professor é um ato de amor!

O IF Sudeste MG tem orgulho de ser um agente tranformador de vidas e agradece e parabeniza a cada professor que luta conosco por um mundo melhor

Há muito já se sabe que ser professor vai muito além de ensinar letras, números e fórmulas. Um professor pode transformar vidas, pode ser a fada madrinha de alguém. Mas, diferente dos contos de fada, esta transformação não acontece em um passe de mágica. A transformação vai acontecendo a cada passo dado num longo e árduo caminho. Paulo Freire já dizia que o aluno não é um banco onde se deposita o conhecimento, a educação é uma relação mútua, uma construção conjunta:

                

E quando o cimento usado entre os tijolos desta construção é o amor, aí sim, a mágica acontece:

Professor rima com amor. Professor rima com dor. Professor rima com transformador. E, apesar de melindrosa e dada à pegadinhas, creio que tais rimas foram muito bem pensadas pela Língua Portuguesa. 

A educação é a chave para a mudança social. Todas as outras profissões precisam de professores. E, ironicamente, eles estão no rol das profissões menos valorizadas no nosso país. Péssimas condições de trabalho, baixos salários e pouco reconhecimento já eram uma realidade bastante difícil para os professores. E, eis que surge uma pandemia. A motivação vinda da troca de olhares, do brilho nos olhos de quem entende e da possibilidade de segurar uma mãozinha que aprende a desenhar uma letra, agora precisa encontrar um outro lugar de onde nascer, porque sem a motivação, os professores, seres humanos como nós (acreditem!), correm o risco de perderem seus poderes. Educar agora é uma tarefa mediada por telas:

"Driblar problemas pessoais, afazeres domésticos, ruídos de ruas, problemas de saúde e horários diferentes passou a ser a realidade dos professores que estiveram e estão em home office. Ouvir diferentes histórias dos alunos, que vão desde um 'perdi meu emprego' até  'vou ser pai' ou 'estou grávida', e, em seguida, quase sempre um 'vou ter que parar o curso'... E, depois da dor, é preciso resgatar a motivação e tentar melhorar as metodologias de ensino para que os alunos consigam absorver os conteúdos da melhor forma possível. E, do outro lado, tem o professor, alguém que também tem família, que também está tendo que se desdobrar para realizar seus afazeres, que também está sofrendo com os dias nestes tempos sombrios, mas que, ainda assim, segue pregando a esperança de que as coisas vão melhorar... Ouvir um 'Consegui aprender' soa como um gol da vitória nos acréscimos do segundo tempo. É neste ponto que está o troféu de ser Professor" Heudes Eduardo Rogério, Professor do Campus Avançado Ubá.

O professor, às vezes mágico, às vezes palhaço, e sempre equilibrista, vê-se agora, em meio à pandemia, com a necessidade de realizar um truque digno dos maiores ilusionistas: é preciso enfiar angústias, medos e dificuldades na cartola, e de lá tirar esperança, amor e positividade:

"Sobre ser educaDOR, em uma pandemia, acredito que sou e estou, ainda mais, educAMOR.Todos os dias, quando estou com os estudantes, tento ser positiva e ser um ponto de apoio para eles... Em tempos 'pandêmicos' o que mais utilizei foi a minha criatividade e a minha força de vontade, para tentar transformar a dor, a dificuldade e a negatividade em amor!" Valquíria Areal Carrizo, Professora do Campus Muriaé.

Aprender. Ensinar. Reinventar-se.

E quando o grande público acha que o espetáculo acabou, eis que vem o professor com um show novo, baseado na capacidade de reinventar-se:

"O professor é um ser magnífico, gente! Nasce com um dom: aprender. Recebe uma missão: ensinar. Encontra um desafio permanente: reinventar-se... Sim! Aprendemos o tempo todo, e temos a capacidade de extrair do mundo à nossa volta a essência de tudo o que é belo, importante, significativo. Mas não conseguimos reter esse aprendizado em nós mesmos. Temos uma inquietação, e eu a chamo de inquietação missionária: temos a necessidade de ensinar. E vejam que incrível: sob as mais diversas perspectivas, cada professor transmite o que aprende de maneira única! Seja pelos números, seja pelas palavras, seja pela vivência... Tarefa corriqueira? Jamais! Eu diria até desafiadora. É não há como escapar do desafio diário. É preciso reinventar-se. Sempre. E, em tempos de isolamento social, isso nunca esteve tão latente! E eu diria mais: o professor é um agente transformador poderosíssimo, inspirando, motivando e, por que não, amando e sofrendo... É uma verdadeira arte... Por isso, neste Dia do Professor, não poderia deixar de cumprimentar a cada nobre colega de profissão/missão. E dizer que, apesar dos desafios e dos grandes obstáculos que frequentemente encontramos pelo caminho, possamos nos renovar sempre! Brilho no olhar, gratidão e peito aberto a cada novo planejamento, a cada nova aula, a cada estudante que recebemos. É isso, gente! Aprender. Ensinar. Reinventar-se". Fernanda de Lourdes Almeida Cruz, professora do Campus Barbacena. 

Ser professor é um ato de amor! 

Desejar "Feliz Dia do Professor" é sempre bom. Desejar "Feliz Dia do Professor" em tempos tão difíceis é ainda melhor: é reforçar a crença na ciência, a crença na capacidade transformadora que a educação tem, é ratificar a importância de acreditar e de construir um mundo melhor:

"Ser professor é um ato de amor... e como diz Paulo Freire: de coragem. Vivemos momentos de profunda dor na pandemia. Dor da perda, da separação, da incerteza, da mudança. Mas talvez, dessa dor possa nascer a esperança. Não esperança de esperar, mas, também como Freire poetiza, a esperança de "esperançar"; de agir, de transformar; de ver que podemos nos voltar para o outro com compaixão, nos abrindo para o seu sofrimento e oferecendo colo, apoio, sustento. Podemos agir para ver que a injustiça social não é inexorável, mas que deve ser combatida, problematizada. Penso que a pandemia propiciou uma profunda reflexão quanto ao meu papel como educador. Tão importante quanto o conhecimento técnico, ancorado no ensino, na pesquisa e na extensão, é o olhar humano voltado a mim mesmo e a todos os educandos. Esse olhar de compaixão pode ser cultivado, renovado, vivenciado na prática. Na prática docente". Professor Alex Terzi, professor do Campus São João del-Rei.

O IF Sudeste MG tem orgulho de ser um agente tranformador de vidas e agradece e parabeniza a cada EducAMOR que, através do instituto, luta pelo sonho de um mundo melhor e mais igualitário!

Feliz Dia do Professor!