Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > SNPIR lança SIMOPE: Sistema de Monitoramento de Políticas Étnico-Raciais

SNPIR lança SIMOPE: Sistema de Monitoramento de Políticas Étnico-Raciais

Plataforma traz informações para o monitoramento das políticas públicas sobre a população negra e sobre os Povos e as Comunidades Tradicionais

A Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos informou recentemente sobre a conclusão do processo de desenvolvimento e implantação do Sistema de Monitoramento de Políticas Étnico-Raciais – SIMOPE.

A plataforma permite a pesquisa, o desenvolvimento e a disponibilização de informações para o monitoramento das políticas públicas que incidem sobre a população negra e sobre os Povos e as Comunidades Tradicionais. O Sistema está disponível para toda a sociedade, podendo ser acessado por meio do link: https://simope.mdh.gov.br/.

SIMOPE

O Sistema disponibiliza, sob a forma de tabelas e gráficos, a evolução histórica de indicadores como presença territorial, escolaridade, renda média, infraestrutura, acesso a programas sociais e a políticas afirmativas, descentralização federativa e execução de projetos.

O SIMOPE conta com informações sobre as Comunidades Quilombolas, os Povos Indígenas, os Povos Ciganos, as Comunidades de Matriz Africana e Povos de Terreiro, os Pescadores Artesanais, os Ribeirinhos e os Extrativistas. Há também um módulo inteiramente voltado à política de cotas para estudantes no âmbito das instituições federais de educação superior, que disponibiliza informações relativas ao ingresso, à desistência e à conclusão do ensino superior pelos estudantes que ingressaram nas Universidades e nos Institutos Federais por meio da Lei nº 12.711/2012.

São apresentados, ainda, dados sobre os diferentes tipos de apoio social recebidos por esses estudantes cotistas com vistas a sua permanência na instituição e informações sobre os números totais de matrículas de estudantes pretos, pardos e indígenas, cotistas ou não.

Completam o SIMOPE as informações que se referem ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial – SINAPIR, o Cadastro Nacional de Órgãos e Conselhos de Promoção da Igualdade Racial – CadPIR, as informações sobre os Projetos de Promoção ÉtnicoRacial em execução no âmbito desta Secretaria.

As informações que alimentam o sistema são provenientes de diversas bases, como o CadÚnico, do Ministério da Cidadania; o Censo Demográfico e a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – PNAD Contínua, do IBGE; o Censo Escolar e o Censo da Educação Superior, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP/MEC; além de informações disponibilizadas pela Fundação Nacional do Índio – FUNAI, pela Fundação Cultural Palmares e pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA. À medida que dados mais recentes forem disponibilizados por esses órgãos, serão realizados esforços de atualização das informações no Sistema.

Navegando pelo SIMOPE

Para facilitar a navegação pelo sitema, foi produzido e disponibilizado um “Guia de orientação de uso do SIMOPE”, que contém instruções e dicas para otimizar a navegação pelo Sistema e pode ser acessado em: https://www.gov.br/mdh/pt-br/navegue-por-temas/igualdade-etnico-racial/acoes-e-programas/GuiadeOrientaodeUsodoSIMOPE.pdf

Painel da População Negra

Ressalta-se o desenvolvimento de outra importante ferramenta de consulta a dados e informações com recorte de cor e raça, qual seja o Painel da População Negra, disponível no seguinte link: https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiOGMzNmI0YzAtNDkyZS00MTYwLWJkNzgtOTYyNWRkNzI2MTZhIiwidCI6ImZiYTViMTc4LTNhZjEtNDQyMC05NjZiLWJmNTE2M2U2YjFkYSJ9.

O painel tem por objetivo apresentar dados e informações para análise e monitoramento das políticas transversais nas áreas de demografia; educação; assistência social; trabalho e renda; e saúde. Estão presentes na paltaforma a análise da população brasileira por estado, com base nos dados do Censo IBGE 2010; o comparativo de mortalidade e natalidade com a estimativa populacional de 2020; os totais de matrículas de estudantes no ensino superior das redes pública e privada e o grau de instrução da população brasileira; o comparativo entre os beneficiários negros e brancos no recebimento do Auxílio Emergencial, no âmbito das ações de combate à pandemia da Covid-19; os dados de ocupação e desocupação da população, bem como a proporção de pessoas em trabalho formal; os dados de trabalho e renda por atividade econômica, nível de instrução e tipo de trabalho; o rendimento médio real do trabalho principal habitualmente recebido por mês pelas pessoas de 14 anos ou mais de idade; e as principais morbidades de saúde por cor/raça (pessoas com deficiência, hipertensão, diabetes, colesterol alto, problemas no coração e depressão).