Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > Vamos conversar sobre Terminalidade Específica na Educação Inclusiva?
conteúdo

Ensino

Vamos conversar sobre Terminalidade Específica na Educação Inclusiva?

O evento é uma ação da Diretoria de Apoio ao Discente (DIRAD) e da Coordenação de Ações Inclusivas (CAI), e acontece no dia 30, via Google Meet
#Pratodosverem: A expressão "Terminalidade Específica" está escrita com letras brancas em uma lousa. Logo abaixo, há um ponto de interrogação vermelho.

#Pratodosverem: A expressão "Terminalidade Específica" está escrita com letras brancas em uma lousa. Logo abaixo, há um ponto de interrogação vermelho.

No dia 30 de agosto, entre 18 e 20 horas, através do Google Meet, a Diretoria de Apoio ao Discente (DIRAD) e a Coordenação de Ações Inclusivas (CAI) do IF Sudeste MG vão promover o fórum "Vamos conversar sobre Terminalidade Específica na Educação Inclusiva?". O evento é destinado aos membros dos Núcleos de Ações Inclusivas (NAIs) que compõem o Fórum de Ações Inclusivas e aos que atuam nos setores de atendimento pedagógico dos campi

Terminalidade Específica?

O objetivo do Fórum é discutir sobre um tema controverso no âmbito da educação inclusiva e que tem sido recorrente no contexto da Educação Profissional e Tecnológica: a Terminalidade Específica. Trata-se de uma certificação diferenciada de conclusão de curso, prevista na legislação educacional para os estudantes público da Educação Especial, principalmente estudantes com grave deficiência intelectual ou múltipla, cujas necessidades específicas não lhes possibilitem, após esgotadas as adaptações curriculares, alcançar o nível de conhecimento exigido para a conclusão de determinada etapa formativa.

O evento será conduzido pela servidora Wanessa Moreira de Oliveira, que foi convidada a apresentar os primeiros resultados do estudo sobre o tema, em desenvolvimento no seu doutorado. Tais resultados já foram divulgados em revista científica, disponível neste link: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/48006.

Wanessa Moreira de Oliveira é Assistente Social, servidora do IF Sudeste MG lotada na Coordenação de Ações Inclusivas da Reitoria; Especialista em Políticas Públicas e Gestão Social pela UFJF; Mestre em Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense; e Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz/FIOCRUZ, com projeto na área da educação inclusiva.

As discussões serão conduzidas por meio da participação de servidores que atuam no suporte e atendimento aos estudantes público da Educação Especial e na orientação aos professores quanto aos processos de inclusão no IF Sudeste MG, conforme previsto na Política Institucional de Inclusão - "Guia Orientador: ações inclusivas para atendimento ao público-alvo da Educação Especial no IF Sudeste MG".

O link para assistir ao evento é: https://meet.google.com/cey-ywng-caw. Não é necessário fazer inscrição. Na ocasião, será disponibilizada uma lista de presença para a emissão de certificados.