Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > Vem aí o eJIF Games, o Campeonato de Jogos Eletrônicos dos Institutos Federais

Vem aí o eJIF Games, o Campeonato de Jogos Eletrônicos dos Institutos Federais

Estudantes de todos os cursos regulares podem participar, competindo entre si ou formando equipes. Competição começa em junho.

A partir de junho, os estudantes do IF Sudeste MG que gostam de jogos eletrônicos poderão participar de uma ação nova: o Campeonato de Jogos Eletrônicos dos Institutos Federais (eJIF Games), que será realizado em duas etapas, uma local e uma nacional.

Cada uma das instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica ficará responsável por realizar a sua etapa local. Os estudantes-atletas e as equipes de estudantes-atletas vencedores nas modalidades, em suas respectivas etapas locais, representarão as suas instituições na etapa nacional, que está prevista para setembro. Ambas as etapas serão realizadas em ambiente virtual, respeitando o distanciamento social. No IF Sudeste MG, uma comissão formada por servidores dos 10 campi, com o apoio da Coordenação de Esporte, Cultura e Lazer da Pró-Reitoria de Extensão, está trabalhando para organizar a etapa local do eJIF Games, cujas competições estão previstas para começar no dia 19 de junho.

Nesta primeira edição do eJIF Games, as competições, no IF Sudeste MG, serão para as modalidades League of Legends (LOL) e Xadrez Arena. As equipes poderão ser formadas por estudantes-atletas de diferentes campi, além de poderem ser constituídas por alunos e alunas.

Todos os estudantes matriculados em cursos regulares do IF Sudeste MG (cursos técnicos, de graduação, de pós-graduação e EJA), independentemente da idade, poderão se inscrever, desde que estejam participando normalmente das aulas e das atividades acadêmicas. Os estudantes deverão utilizar seus próprios equipamentos e conexão à internet para participarem do eJIF Games.

As inscrições serão gratuitas e deverão ser realizadas por meio de um formulário eletrônico, que será disponibilizado no site no dia 31 de maio. Também a partir do dia 31 de maio, dúvidas gerais sobre o evento ou específicas sobre as modalidades, poderão ser encaminhadas para o endereço de e-mail que será indicado no site.

Fique atento às datas:

31/05/21

Lançamento do site da etapa local e publicação dos regulamentos.

04/06/21 a 15/06/21

Inscrições dos estudantes-atletas e das equipes.

16/06/21

Divulgação da lista dos estudantes-atletas e das equipes inscritas.

17/06/21

Recebimento dos recursos quanto ao indeferimento de inscrições.

18/06/21

Respostas aos recursos e divulgação da lista final dos estudantes-atletas e das equipes inscritas.

19/06/21 e 20/06/21

Início das competições do League of Legends.

26/06/21

Competições do Xadrez Arena.

26/06/21 e 27/06/21

Continuação das competições do League of Legends.

10/07/21 e 11/07/21

Finais das competições do League of Legends.

Para os organizadores, os principais objetivos desta ação institucional são valorizar as atividades extracurriculares e proporcionar a integração entre estudantes e servidores, além de oportunizar a prática do Esporte Eletrônico (eSport), com ênfase na colaboração, na cooperação e nos valores sociais entre companheiros e adversários.