Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > VII ENNEABI E VII ERAS movimentam Campus São João del-Rei e reúnem caravanas de todo o país
conteúdo

Destaque

VII ENNEABI E VII ERAS movimentam Campus São João del-Rei e reúnem caravanas de todo o país

As temáticas étnico-raciais estarão em foco até 16 de setembro. Com apresentações culturais e de trabalhos, os eventos estão recebendo institutos de todo o país

Já está acontecendo, desde ontem (14), o VII Encontro Nacional de NEAB’s e NEABI’s e grupos correlatos da Rede Federal, com o tema “Rede Federal na Encruzilhada: entre resistências e reconstruções”. Também começou ontem, em sua sétima edição, o Encontro de Relações Raciais e Sociedade (ERAS). Neste ano, os eventos ocorrerão simultaneamente, no Campus São João del-Rei.

Na perspectiva educacional, os Núcleos de Estudos Afro-brasileiros (NEAB) e os Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) têm se tornado importantes espaços para discussão e aprimoramento das discussões da temática étnico-racial. Diante de tal importância, os núcleos foram institucionalizados no IF Sudeste MG. 

O ERAS é um evento do Campus São João del-Rei, no entanto, cada vez mais, vem se tornando uma iniciativa do IF Sudeste MG como um todo, que abre espaço para as discussões étnico-raciais.

O IF Sudeste MG como sede

"E no IF Sudeste MG, a gente tem práticas exitosas a serem mostradas. Temos avanços tais como a comissão permanente de heteroidentificação, a institucionalização dos NEABIs, a liberação de recursos com foco na valorização dos núcleos, os editais de ações afirmativas que contemplavam questões érnico-raciais,entre outras. Tudo isso são experiências que queremos mostrar ao Brasil. A ideia é que o IF Sudeste MG, em especial o Campus São João del-Rei, possam ver vistos, que as ações desenvolvidas aqui possam ser vistas," reflete Rosana Machado, que além de pró-reitora de Extensão do IF Sudeste MG, é presidente da Comissão Organizadora do VI ENNEABI.

A coerência da união entre os dois eventos fica clara não só porque ambos estão na sétima edição ou porque têm a mesma temática, mas também porque o IF Sudeste MG quer e pode mostrar resultados exitosos sobre o assunto:

“O VII ENNEABI e o VII ERAS têm grande importância institucional. O ERAS é o evento do próprio Campus São João del-Rei que já está em sua sétima edição. Uma das nossas propostas é que o ERAS se torne um evento de todo o IF Sudeste MG e estamos caminhando para isso. O ENNEABI é um evento nacional que nasce do desejo dos NEABIs e NEABs da Rede Federal de discutirem como eles estão estruturados na rede, para isso convidamos representantes de ministérios; da igualdade racial e do desenvolvimento agrário; e da SETEC, para que a gente consiga construir documentos que reflitam as formas de valorizar os núcleos nos IFs como um todo. E no IF Sudeste MG, a gente tem práticas exitosas a serem mostradas. Temos avanços tais como a comissão permanente de heteroidentificação, a institucionalização dos NEABIs, a liberação de recursos com foco na valorização dos núcleos, os editais de ações afirmativas que contemplavam questões érnico-raciais,entre outras. Tudo isso são experiências que queremos mostrar ao Brasil. A ideia é que o IF Sudeste MG, em especial o Campus São João del-Rei, possam ver vistos, que as ações desenvolvidas aqui possam ser vistas," reflete Rosana Machado, que além de pró-reitora de Extensão do IF Sudeste MG, é presidente da Comissão Organizadora do VI ENNEABI.

Campus São João del-Rei como sede

Rosana salienta que a escolha do Campus São João del-Rei para sediar o ENNEABI deve-se à existência do ERAS, que já está em sua sétima edição, mas também deve-se também à percepção da importância de mostrar o papel dos Institutos Federais na interiorização: "porque este é o projeto dos Institutos Federais, e então é importante que a rede conheça as ações que são desenvolvidas no interior”, pondera ela.

Números

Alguns números corroboram a fala de Rosana e deixam clara a importância dos eventos: são 1480 inscritos, dentre esses, 481 são autores de trabalhos. Foram 231 trabalhos submetidos (entre comunicações orais em Sessões Temáticas e apresentação de pôsteres). Haverá 19 apresentações culturais e 26 afro-empreendedores. Para que tudo isso aconteça, Rosana está à frente de uma Comissão Organizadora formada por mais de 40 servidores de institutos federais de diversas partes do país.

Visibilidade e expansão

Discutir as questões étnico-raciais é o único modo de tornar visíveis esses povos e assim caminharmos no sentido de uma sociedade mais plural e igualitária. A Rede Federal é o lugar propício para isso e a importância de tais eventos está aí: em discutirmos como tais tamética são tratadas na Rede, em darmos visibilidades à estas questões e, assim, seguirmos rumo à ampliação dos espaços de discussão e produção de conhecimento, como os NEABIs.

O Instituto Federal do Maranhão trouxe uma grande delegação para os eventos. Grande também é a expectativa e a satisfação dos participantes:

"Estamos participando pela primeira vez de um evento importante como esse. Dá visibilidade para nosso povo, às necessidades das escolas e às discussões importantes para beneficiar os estudantes indígenas que querem acesso ao ensino público”, comenta Cláudio Cotthkre, estudante indígena que cursa Agropecuária no IFMA. 

Cláudio é o de camisa branca

Expressiva também é a participação do instituto Federal de Rondônia, que aposta na troca de conhecimento para expandir os NEABIs em sua instituição:

"Temos NEABIs no nosso instituto e é muito gratificante estar aqui porque queremos trocar experiências. No IFRO, a articulação dos NEABIs é algo recente. Temos dez campi e só três tinham núcleos e eram desarticulados, não havia reunião, troca. No ano passado, mudanças possibilitaram a estruturação de mais dois NEABIs em outros campi e esperamos que a troca de conhecimentos possibilite a criação de mais núcleos", planeja Claudete Neves, vice-coordenadora do Neabi do Campus Guajará-Mirim do IFRO. Claudete, que usa camisa branca na foto ao lado, apresentará em uma mesa redonda com o tema territorialidade e povos indígenas e quilombolas.

“Esse é um momento muito importante para nós enquanto instituto. Nesse novo momento político estamos animados, na perspectiva de que todos os campi tenham seus NEABIs. Estamos trabalhando num regulamento para que isso seja possível", afirma Shirley Alves, chefe do Departamento de Inclusão e Diversidade do IFRO. Shirley, que está de preto na foto, vai apresentar trabalho sobre mulheres indígenas. 

Com várias apresentações culturais, os eventos também abrem espeço para manifestações artísticas com as temáticas étnico-raciais:

"Este evento é uma ótima oportunidade de mostrar o trabalho do grupo, de resgate da nossa ancestralidade, de vivência do teatro e de seus elementos essenciais, do corpo, da terra e do som do tambor', comemora Soraia Geralda Santos, do Coletivo Òkunláyò, da Universidade Federal de São João del-Rei.

Geralda é que está no meio, de roupa colorida

Confira aqui a programação.  

Dois eventos e uma só proposta

Sobre o ENNEABI

O ENNEABI foi idealizado com o objetivo de criar um espaço coletivo e político de troca de experiências, debates, reflexões e formação capaz de agregar instituições e sujeitos de todo o Brasil que compõem a Rede de Educação Profissional e Tecnológica. Em uma busca constante e articulada para garantir a implementação das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 que tornaram obrigatórios o Ensino de História e Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena, mas também elaborar reflexões sobre as leis Lei nº 12.711/2012 (cotas para ingresso de estudantes nas instituições federais de ensino) e a Lei 12.990/2014 (cotas para ingresso no serviço público federal).

Desde 2015, já foram realizados seis encontros: Belém-IFPA (2015), São Luís-IFMA (2016), Campos dos Goytacazes – IFRJ (2017), Salvador-IFBA (2018) e Alagoas-IFAL (2019), ocasião em que se deliberou para que o VI encontro ocorresse no IFSP (2020), e que, devido à pandemia, ocorreu de forma remota. O VII Encontro Nacional acontecerá no período de 14 a 16 de setembro de 2023, nas dependências do Instituto Federal de Minas Gerais (IF Sudeste MG) - Campus São João del-Rei.

Sobre o ERAS

O Encontro de Relações Raciais e Sociedade (ERAS) foi criado em 2016, com o objetivo de promover reflexões sobre a temática, bem como de aprofundar os debates que envolvem as políticas de ações afirmativas. Todas as edições foram realizadas no Campus São João del-Rei.