Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > 2016 > Estudante de mestrado é premiada em Simpósio Internacional

Estudante de mestrado é premiada em Simpósio Internacional

Pela segunda vez neste ano, a zootecnista formada pelo Campus Rio Pomba e aluna do Mestrado Profissional em Nutrição e Produção Animal, Lidiane da Costa Santana, sobe no palco de um evento da área de aves para receber o prêmio de melhor trabalho. O projeto “Características sensoriais e intenção de compra de ovos de codorna submetidos a diferentes processos de conservação armazenados por sete dias” ficou com o primeiro lugar na categoria “Outras áreas” do VI Simpósio Internacional e V Congresso Brasileiro de Coturnicultura, realizado em Lavras (MG), nos dias 27 e 28 de outubro. “Lidiane apresentou excelentemente o trabalho premiado. Foi elogiada e recebeu propostas de emprego em granjas de codornas. É sensação de dever cumprido, de estar no caminho certo. Fico muito feliz de que os frutos de esforços conjuntos estejam sendo valorizados”, comemorou a orientadora do trabalho, Michele de Oliveira Mendonça.

O projeto foi originado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Lidiane. Ela concluiu a graduação em Zootecnia no final de 2015. Desde então, tem desdobrado sua pesquisa em outros trabalhos acadêmicos. Os frutos começaram a aparecer já no início do ano. Em março, ela foi premiada no XIV Congresso Paulista de Avicultura (APA) de Produção e Comercialização de Ovos. “No TCC, trabalhamos com a caracterização sensorial de ovos de codorna submetidos a diferentes processos de conservação. Foram realizados dois testes sensoriais e julgamento da intenção de compra do produto. No primeiro teste, foram oferecidas conservas submetidas ao armazenamento por sete dias e, no segundo teste, as formulações armazenadas por 28 dias. Para o VI Simpósio Internacional e V Congresso Brasileiro de Coturnicultura, apresentamos os resultados referente às conservas armazenadas por sete dias, em que a conserva de ovos defumados foi muito bem avaliada”, explicou Lidiane.

Para Michele, a premiação ocorrida em Lavras teve um “sabor” especial. “Como orientadora, é extremamente gratificante ver um estudante se sobressaindo, especialmente nesse evento. Pois, além de ter abrangência internacional, fui uma das idealizadoras dele em 2002. Retornei como palestrante na edição de 2013 e, agora, em 2016, fomos receber o prêmio de melhor trabalho científico na categoria 'Outras áreas'”.

Mestrado

Os estudos não renderam apenas premiações a Lidiane Santana. Em julho, ela foi aprovada para o Mestrado Profissional em Nutrição e Produção Animal do Campus Rio Pomba. Desde agosto, tem se dedicado às aulas e ao novo projeto, também voltado para a área de coturnicultura e orientado por Michele. “No mestrado, estamos trabalhando com a fortificação de ovos de codorna com ômega 3 a partir da inclusão de um ingrediente na ração de codornas japonesas”, explica a estudante.

Ao serem questionadas sobre a expectativa de novas premiações diante do trabalho iniciado no segundo semestre de 2016, professora e aluna se mostraram esperançosas. “Podemos aguardar excelentes resultados com a dissertação de mestrado em que ela está trabalhando”, declarou Michele. “Acredito que virão outras premiações pelo enfoque da pesquisa e porque nossos trabalhos são conduzidos com dedicação máxima”, completou Lidiane.