Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > 2019 > 04 > Curso de Direito do Campus será o primeiro gratuito da microrregião

Curso de Direito do Campus será o primeiro gratuito da microrregião

Imagem de uma estátua da Justiça

O segundo semestre será de novidades no Campus Rio Pomba. A partir de agosto, a instituição ofertará o curso de graduação em Direito. Ele será o único público e gratuito da região. “Apenas em Juiz de Fora e Viçosa temos cursos de graça. O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) da nossa área é muito baixo. As pessoas têm interesse em fazer uma formação como esta, mas não têm condições de pagar. Nosso objetivo é dar oportunidade a elas”, explica a coordenadora Paula Fidélis, esperando atingir a população do entorno, como Ubá, Cataguases e Barbacena.

A abertura do curso passou por várias etapas nos últimos anos. A primeira delas foi a realização de uma pesquisa junto a moradores de Rio Pomba e cidades circunvizinhas. Foram aplicados 745 questionários a estudantes. Além de perguntas sobre condições socioeconômicas, eles tiveram que optar entre 12 alternativas de cursos que gostariam de fazer. Desses, 48% escolheram Direito. “Este é um curso muito procurado. As pessoas vislumbram a possibilidade de mudança de vida com esta formação.”

Os idealizadores do projeto receberam ainda o apoio de entidades jurídicas da região, como OAB e Tribunal de Justiça. “Várias cidades da nossa região estão sem defensor público. Um núcleo de práticas será importante para auxiliar os moradores carentes que estão desamparados neste momento”, ressalta Paula.

A partir daí, foi a hora de “correr atrás” da estruturação física e documental para ter aprovação do Ministério da Educação (MEC). A decisão que autorizou a abertura do curso publicada em setembro de 2018. “Todos se empenharam muito. Tanto professores quanto técnicos. A biblioteca, por exemplo, foi toda atualizada, com muitos exemplares e livros de qualidade.”

Abertura da primeira turma

Após o aval do MEC, foi o momento de organizar a seleção para a primeira turma, que inicia suas aulas em agosto. Os candidatos terão três formas de ingressar no curso: Processo Seletivo, Enem e Sisu. A primeira consiste na prova do vestibular. Na segunda, o interessado vai se inscrever em nosso sistema para utilizar a nota do Enem. Ambas estão com as inscrições abertas no site www.ifsudestemg.edu.br. A terceira opção será por meio do cadastro nacional do MEC (edital próprio a ser publicado).

- Edital Processo Seletivo

- Edital Enem

- Faça sua inscrição

“Esperamos que o curso atenda as expectativas dos moradores de nossa região. Montamos um projeto voltado para nossa realidade, com disciplinas como  Direito Ambiental, e vanguardista, com matérias como Métodos Adequados de Solução de Conflitos, Biodireito e Propriedade Intelectual.”

- Saiba mais sobre o curso