Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > 2019 > 05 > Segurança do Trabalho é debatida em meio a polêmicas do Governo Federal

Segurança do Trabalho é debatida em meio a polêmicas do Governo Federal

Profissionais e estudantes ficaram a par da possível redução das regras na área na mesma semana em que participaram da Jetset.

Envoltos com a fala do presidente Jair Bolsonaro sobre possíveis mudanças na legislação, estudantes e profissionais da área participaram, entre os dias 15 e 17, da XI Jornada de Estudos Técnicos em Segurança do Trabalho (Jetset).  “Infelizmente, as regras estão sendo vistas como custos para as empresas. Nossa saúde e segurança estão em risco”, declarou a coordenadora do curso técnico em Segurança do Trabalho e organizadora do evento, Sylvia Demolinari.

A proposta do Governo Federal é em reduzir cerca de 90% das atuais Normas Reguladoras (NRs), entre elas as que tratam de insalubridade, periculosidade, construção civil e trabalho a céu aberto. De acordo com o secretário especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, a proposta que deverá ser apresentada ainda em julho tem o objetivo de reduzir os custos para as empresas e gerar empregos. “Atualmente, já somos, de acordo com a OIT (Organização Internacional do Trabalho), o 4º no ranking mundial em acidentes de trabalho. Se afrouxarem, onde vamos parar”, questionou Sylvia.

Jetset
Wendell Fernandes falou sobre o uso de equipamentos de proteção individual

Na linha da segurança física, a palestra de abertura ficou por conta do consultor de vendas da Equipaminas, Wendell Coelho Fernandes. Ele mostrou os mais modernos equipamentos de proteção individual disponíveis no mercado. Ainda explicou algumas diferenças entre produtos semelhantes e as aplicações de cada um. Um dos exemplos foi a luva. Ele mostrou como funciona o material para linha industrial de nível 5 de corte e a de super tato. Apresentou também a diferença entre a proteção facial para roçada e para solda elétrica.

Nas demais palestras, os participantes puderam discutir sobre os rumos da profissão, higiene ocupacional e o E-Social.