Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > 2019 > 05 > Servidores do Campus debatem sobre corte de orçamento

Servidores do Campus debatem sobre corte de orçamento

O diretor-geral João Batista Lúcio Corrêa informou que o corte no valor recebido pela unidade deve chegar à casa dos R$ 1,7 milhão.

Reunião sobre corte no orçamento
Equipe técnica do Campus esclareceu dúvidas sobre a decisão do governo.

Os servidores do Campus Rio Pomba estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira, dia 10, para discutir sobre o corte no orçamento dos Institutos Federais e as possíveis consequências para a unidade. De acordo com o diretor-geral João Batista Lúcio Corrêa, a redução no orçamento local deve corresponder a R$ 1,7 milhão. “Se o governo mantiver esse posicionamento, talvez o campus só existirá por mais seis, sete anos. Para que possamos ofertar um ensino de qualidade aos menos favorecidos temos que nos mobilizar. Não dá pra se negar a fazer resistência pacífica”

Batista explica que o contingenciamento de valores já vem sendo feito desde março deste ano. “O orçamento é repassado mensalmente. Nos dois primeiros meses, recebemos 1/12. Já a partir de março esse valor passou a ser 1/18. Se continuar assim, não vamos receber quase nada para o custeio até o final do ano”.

Reunião sobre corte no orçamento 1
Servidores lotaram o Salão Nobre para debater sobre o orçamento.

Ele aguarda uma reunião do Conselho Nacional de Instituições Federais da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) com membros do Governo nos próximos dias para reavaliar como o orçamento da unidade será utilizado. Porém, algumas decisões já foram tomadas imediatamente: suspensão das viagens técnicas, cancelamento das capacitações individuais, “pente fino” na aquisição de materiais, além da realização de estudo sobre corte das diárias. “Quando tivermos um posicionamento acerca de como o governo vai agir, vamos fazer a discussão sobre como serão feitos os cortes”, disse, informando que será necessária uma nova reunião na próxima quinzena.

A reunião contou com a presença do corpo diretivo, servidores, sindicato e órgãos estudantis.

Mobilização

Os estudantes e servidores organizaram mobilização para o dia 15 de maio. O grupo se reunirá na Praça Deputado Ultimo de Carvalho. A partir das 12h, serão expostos banners e cartazes sobre trabalhos científicos desenvolvidos na unidade. Também haverá apresentações culturais com os projetos de extensão Música no Campus e Maracatu. Às 14h, será realizada audiência pública na Câmara.