Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > 2019 > 06 > Campus Rio Pomba assina parceria com Associação Cavaleiros da Cultura

Campus Rio Pomba assina parceria com Associação Cavaleiros da Cultura

Contrato foi assinado na manhã desta quinta, 13. A unidade do IF Sudeste MG vai ofertar oficinas para crianças e adolescentes de Rio Novo.

Campus assina parceria com Associação Cavaleiros da Cultura

O Campus Rio Pomba agora é parceiro oficial da Associação Cavaleiros da Cultura. O contrato foi assinado na manhã desta quinta-feira, dia 13, durante a Mostra de Cursos e Profissões. A ideia é ofertar oficinas a crianças e adolescentes de Rio Novo – cidade-sede da associação –, além de apresentar os cursos ofertados pelo IF Sudeste MG. “Nosso objetivo é disseminar cultura e educação”, reforça a diretora de Extensão, Elisete Reis. “A parceria com uma instituição federal é importante para nós porque mostra a credibilidade da Associação. Queremos colocar nossos jovens em contato com o futuro. Eles precisam acreditar que só com a profissionalização terão espaço no mercado”, completou o presidente e idealizador do projeto Cavaleiros da Cultura, Carlos Oscar Niemeyer Magalhães da Silveira.

Elisete explica que o próximo passo para colocar a parceria em prática é o levantamento da demanda local. “Os membros da associação entrarão em contato com a Secretaria de Educação para ver as necessidades dos estudantes das escolas públicas e das pessoas de baixa renda. A partir daí, vamos definir as oficinas que serão ofertadas”. Assim como no Projeto Rondon, os estudantes serão responsáveis pela organização e prática dos cursos.

Cavaleiros da Cultura

Cavaleiros da Cultura participam de Mostra de Cursos e Profissões

A Associação Cavaleiros da Cultura foi criada em 2008 com o objetivo de incentivar a leitura entre crianças e adolescentes. Para isto, o grupo desenvolveu cavalgadas culturais, levando livros a serem doados no interior do Brasil. Outra vertente de atuação do grupo é na capacitação de professores. “Antes que os livros cheguem às mãos das crianças, há um processo de preparação. Um estudo das condições socioculturais da região vislumbrada é realizado com a intenção de levantar as instituições de ensino mais carentes. Em seguida, as secretarias de educação de cada município são contatadas e recebem o convite para mobilizarem seus professores”, explica a Associação em seu site.

O grupo participou da Mostra de Cursos e Profissões com um estande especial, ornamentado com fotos das expedições e estátuas de cavalos. Além disso, distribuíram livros para os participantes do evento.