Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > 2019 > 09 > Agroecólogo belga Luc Vankrunkelsven faz apresentação no Campus Rio Pomba

Agroecólogo belga Luc Vankrunkelsven faz apresentação no Campus Rio Pomba

Além de apresentar a ONG Wervel, ele pôde acompanhar os relatos dos estudantes da unidade que fizeram intercâmbio na Bélgica.

O agroecólogo, ecofilósofo e teólogo belga Luc Vankrunkelsven esteve mais uma vez no Campus Rio Pomba. Nesta segunda, dia 16, além de apresentar os trabalhos realizados pela Wervel, organização não-governamental que fundou há cerca de 30 anos com o objetivo de defender uma agricultura justa e sustentável, ele pôde acompanhar as apresentações dos estudantes que fizeram intercâmbio este ano com a equipe da ONG. A viagem foi possível devido à parceria firmada no projeto IF Sudeste Internacional.

#Pratodosverem: Em primeiro plano, está Luc Vankrunkelsven olhando atentamente para a frente. Ao fundo, demais participantes da palestra.

Luc começou a palestra contando sobre o que é a Wervel e como a instituição desenvolve seu trabalho em parceria com entidades que atuam no parlamento europeu. Ele explicou que o foco das ações desenvolvidas está nos estudos e combate à degradação ambiental causada pela agricultura moderna. “Lutamos por uma agricultura mais sustentável, mais justa”.

Em seguida, passou a palavra aos jovens que conheceram este trabalho in loco. Francele Contarini Teodolino, Jordana Gomes Vieira, Marcelo Mauad Silva (10º período) e Ricardo Oliveira Rosa (8º período) estiveram, no início de 2019, em Bruxelas para conhecer o funcionamento da agricultura e da pecuária europeia. Durante a apresentação, eles contaram histórias e apresentaram fotos das atividades que desenvolveram durante as semanas em que estiveram com os membros da Wervel. “Foram 40 dias de muita informação”, lembrou Ricardo. “Foi uma experiência fantástica. Além de conhecermos o sistema que desenvolvem lá, também tivemos a oportunidade de ter contato com outros idiomas”, ressaltou Francele.

#Pratodosverem: Os quatro intercambistas estão em pé na parte da frente da sala de aula. Entre eles, há um computador. Ao fundo, um quadro branco.

Para o professor e coordenador das ações de intercâmbio, Eli Lino de Jesus, o pouco incentivo ao estudo de outras línguas no Brasil faz com que muitos jovens deixem de fazer um intercâmbio. “Nossos estudantes perdem chances por não terem formação. Meu conselho é que corram atrás e tentem ter domínio ao menos do inglês. Isso fará com que possam aproveitar mais as oportunidades que surgem”.

Programação

Luc fará uma nova apresentação para alunos e servidores do Campus na manhã desta terça, 17. Na parte da tarde, a palestra será destinada aos estudantes do curso técnico integrado em Meio Ambiente. Já na quarta, ele estará no Campus Juiz de Fora com a palestra “A agricultura moderna, a Agroecologia e a mudança climática: cooperação do IF Suedste MG e a Wervel”.