Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > 2019 > 09 > Atividade mostra importância da integração entre disciplinas do ensino médio e do técnico

Ensino

Paulo Henrique de Souza propôs que alunos de Meio Ambiente correlacionassem temas de matérias propedêuticas e tecnológicas.

#Pratodosverem: Estudantes estão em sala de aula. As carteiras estão organizadas em pequenos grupos. Os jovens discutem o tema dado pelo professor.

Qual a diferença de um estudante que faz o curso técnico integrado daquele que faz o ensino médio tradicional? Além de sair com uma qualificação, ele também se torna capaz de correlacionar mais facilmente as disciplinas propedêuticas, como química e biologia, a sua aplicação prática na profissão.

Para reforçar esta ideia junto aos jovens, o professor Paulo Henrique de Souza propôs uma atividade diferente aos estudantes do 3º ano do curso técnico integrado em Meio Ambiente no dia 24 de agosto. Durante a aula de Manejo de Bacias Hidrográficas e Recuperação de Áreas Degradadas, eles tiveram que demonstrar seus conhecimentos interdisciplinares por meio da escrita de redação, apresentação oral e debate. “O resultado foi muito satisfatório e possibilitou aos alunos entenderem e exercitarem o verdadeiro sentido de estudarem em um curso de nível médio integrado ao ensino técnico”, comemorou o professor.

#Pratodosverem: quadro branco com os temas propostos aos alunos escritos em azul

Paulo apresentou alguns objetos e componentes curriculares relativos ao tema da aula e às disciplinas que eles cursam. Em seguida, dividiu a turma em grupos e propôs que transformassem os temas em um texto. Os adolescentes apresentaram suas conclusões aos demais colegas e realizaram discussões. “O objetivo principal da aula era que os alunos conseguissem perceber a aplicação de conteúdos estudados em componentes curriculares do ensino médio – tais como, matemática, português e sociologia – no ensino tecnológico, em específico na recuperação de áreas degradadas. Além disso, pedi também que fizessem a integração desses conteúdos com a atuação dos futuros profissionais em Meio Ambiente no mercado de trabalho”.

Para a estudante Jéssica Figueiredo, "essa atividade foi de extrema importância para clarear nosso conhecimento sobre a integração das matérias do ensino médio com a recuperação de áreas degradadas, já que, conseguimos ter uma ideia de que uma disciplina complementa a outra e por isso não deve ser tratada isoladamente”.