Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > 2019 > 09 > Estudantes comemoram Dia Nacional dos Surdos com atividade no Centro de Vivência

No Piquenique com Libras, os alunos surdos Eloar Aguiar, Ivana Netto e Júnior Oliveira ensinaram Libras aos ouvintes.

Na manhã desta quinta-feira, dia 26, os estudantes surdos do Campus se transformaram em professores de Língua Brasileira de Sinais (Libras). Para comemorar o Dia Nacional dos Surdos, Eloar Martins de Aguiar, Ivana de Oliveira Netto e Júnior César de Oliveira ficaram à frente de uma plateia curiosa que lotou o Centro de Vivência. Eles ensinaram sinais cotidianos, como alfabeto, cumprimentos, números e nomes de disciplinas. Em seguida, os participantes fizeram um diálogo em Libras. Para completar a confraternização, teve lanche comunitário. A atividade, denominada Piquenique com Libras, foi organizada pela professora de Português e Libras, Bárbara Zaganelli, e a equipe do Núcleo de Ações Inclusiva, com apoio da Assessoria de Comunicação.

#Pratodosverem: os estudantes surdos e a professora Bárbara ensinam sinais à plateia. Ao fundo, há um quadro com as palavras a serem aprendidas. Em primeiro plano, estão os estudantes sentados em cadeiras e fazendo os sinais. Ao fundo, há árvores.

Na primeira etapa, Eloar e Júnior reproduziram em Libras um diálogo que estava escrito em dálias. Em seguida, os sinais de cada trecho do diálogo foram ensinados à plateia.

Após o treino coletivo, foi o momento da confraternização à mesa. No convite para o evento, foi solicitado que cada participante levasse um prato de comida e/ou bebida. Bolos, pipoca e biscoitos foram divididos com todos após a primeira parte da aula especial.

Na parte final, os estudantes praticaram em pares as novas palavras que aprenderam em Libras. Eloar, Ivana e Júnior eram chamados para solucionar dúvidas e ensinar novos termos.

Além da dedicação em aprender Libras, estudantes do ensino técnico integrado fizeram desenhos e mensagens em homenagem aos alunos surdos. Os materiais ficaram em exposição no Centro de Vivência durante o evento. Depois foram entregues aos homenageados.

#Pratodosverem: participantes do evento olham fixamente para frente e fazem sinais de Libras.

Inclusão

Bárbara comemorou o sucesso do evento como uma verdadeira ação de inclusão. “Não é verdade que somente quem vive dentro de casa com um surdo é capaz de aprender Libras. Todos podem aprender. Mas tem que praticar todos os dias. Só assim conseguimos aprender outra língua. Por isso, oriento que estudem e depois pratiquem com nossos alunos surdos. Aqui na instituição temos intérpretes, mas eles não estão o tempo todo ao lado dos surdos. Se você souber Libras, será possível se comunicar com todos eles, fazendo a verdadeira inclusão”.

O dia 26 de setembro foi instituído como o Dia Nacional do Surdo em 2008. A data foi escolhida em homenagem à criação da primeira Escola de Surdos do Brasil, em 1857, no Rio de Janeiro.

Mais fotos em nosso álbum do Facebook