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Aula de Educação Inclusiva se transforma em ciclo de palestras para comunidade

Em outubro e novembro, evento organizado por alunos de Matemática vão tratar de temas como inclusão de alunos cegos e deficiência intelectual.

Nos meses de outubro e novembro, estudantes, servidores e comunidade externa poderão ampliar seus conhecimentos acerca da educação inclusiva. O Ciclo de Palestras organizado pela equipe do Departamento Acadêmico de Matemática, Física e Estatística vai trazer para dentro do Campus discussões, como inclusão dos alunos cegos e de baixa visão na escola e deficiência intelectual.

Confira o calendário:

DataTemaPalestrante
2 out Inclusão dos alunos cegos e de baixa visão na escola Janaína Gonçalves - especialista em Alfabetização em Braille e Deficiência Visual
23 out TDAH na escola Núbia Sueli Machado Mattos - pedagoga, especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Neuropsicopedagogia e Autismo
30 out Altas habilidade ou superdotação na escola Valéria Monteiro - diretora do Centro Educacional Especializado (CEE) de Ubá
6 nov Deficiência intelectual na escola Ionária Batista da Silva - pedagoga, especialista em Educação Inclusiva, Psicopedagogia
13 nov Educação especial na perspectiva da educação inclusiva Especialistas da Secretaria de Apoio à Inclusão da Superintendência Regional de Ensino de Ubá
20 nov Deficiência auditiva na escola Bárbara Martins Zaganelli - doutora em Ciência da Informação, especialista em Libras
27 nov Deficiência física na escola Sonia Maria Lima Teixeira Monteiro - pedagoga, especialista em Supervisão Escolar, Administração Escolar e Orientação Educacional

Origem das palestras

As palestras começaram como uma proposta didático-pedagógica para os alunos do curso de Licenciatura em Matemática, mas acabou tomando uma proporção maior diante dos primeiros resultados. “A ideia surgiu com o propósito de tornar a disciplina inovadora e interativa, com participação ativa dos licenciandos da Matemática, pois são eles que organizam as palestras. Já na primeira foi possível evidenciar o interesse dos educadores de Rio Pomba e dos estudantes pelo assunto. É um tema desafiador e que demanda novos conhecimentos, disposição e vontade de acertar”, explica a professora responsável pela disciplina, Raquel Vidigal Santiago, lembrando que as atividades começaram em 11 de setembro com a palestra sobre autismo.

A partir daí, a ação ganhou ares extensionistas, atingindo também profissionais de fora do Campus. “Considero as ações extensionistas, materializadas no convite ao público externo, uma forma de retorno legítimo que as as instituições públicas de ensino superior devem prestar à sociedade, visando seu desenvolvimento e transformação”, completa.