Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > 2019 > 10 > Dia da Ada Lovelace incentiva ingresso de mulheres na Ciência da Computação

Dia da Ada Lovelace incentiva ingresso de mulheres na Ciência da Computação

Evento será realizado no dia 24 com palestras e mesas redondas. Nome homenageia a primeira programadora da história mundial.

#Pratodosverem: arte com fundo amarelo claro. À direita, uma imagem de Ada Lovelace. À esquerda, um quadro com as informações do evento.

No dia 24, o Campus Rio Pomba vai se render às conquistas das mulheres na ciência, tecnologia, engenharia e matemática. O grupo Meninas Digitais, formado por estudantes de Ciência da Computação, organiza o I Dia da Ada Lovelace com palestras e mesa redonda. A escolha do nome do evento faz referência à primeira programadora da história. “As mulheres ainda são sub-representadas neste meio. Para se ter uma ideia, entre mais de 100 estudantes do curso, apenas 17 são mulheres. Nosso objetivo é incentivar outras mulheres a ingressarem na área da computação”, a a organizadora do evento, Gabriela Montes.

A atividade começa às 15h com a palestra da ex-aluna do Campus e pesquisadora de Sistemas de TV, UI/UX Design e Desenvolvimento Front-end na Rede Globo, Tamillys Pantuza Coelho Pinto. Ela falará sobre startups, academia e inovação. Em seguida, será a vez da apresentação sobre proteção intelectual de software com a responsável pelo Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia do IF Sudeste MG, Flávia Couto Ruback Rodrigues. Após, o coffee break será realizada a mesa redonda “Ciência da Computação: desafios e oportunidades”.

O grupo Meninas Digitais de Rio Pomba é um multiplicador regional do Programa Meninas Digitais da Sociedade Brasileira de Computação, que tem como objetivo discutir assuntos relacionados às questões de gênero na tecnologia da informação.

Quem foi Ada?

Desde jovem, incentivada pela mãe, Ada Lovelace dedicou seus estudos à matemática e à lógica. Nos anos de 1842 e 1843, criou notas sobre a máquina analítica de Charles Babbage, a qual computava a Sequência de Bernoulli. A máquina foi reconhecida como primeiro modelo de computador e as anotações de Ada como primeiro algoritmo especificamente criado para ser implementado em um computador.

#Pratodosverem: cartaz do evento em tons de amarelo claro e roxo. No topo, a logo do grupo Meninas Digitais. Ao centro, o nome do evento, a data e o local e uma imagem de Ada Lovelace. Na parte de baixo, a programação.