Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > 2019 > 10 > Semana de Ciências Gerenciais: estudantes devem focar em empreendedorismo social

Para o professor da UFV Alan Freitas, as universidades precisam sair da lógica de reproduzir informação para produzir inovação.
Exibir carrossel de imagens #Pratodosverem: Plateia do Salão Nobre lotada. Na imagem, as pessoas aparecem de costas, estando de frente para o palestrante.

A responsabilidade social das empresas foi o tema da VIII Semana de Ciências Gerenciais do Campus Rio Pomba. O evento, realizado nos dias 16, 17 e 18 de setembro, contou com palestras, minicursos e mesa redonda. Na abertura, o tema principal foi empreendedorismo social. Para isto, a equipe organizadora convidou o doutor em Extensão Rural e professor da Universidade Federal de Viçosa, Alan Ferreira de Freitas. Ele falou sobre as experiências vivenciadas por estudantes e profissionais que acabaram de sair da faculdade junto a grande empresas. “Os mercados se abrem para empresas que fazem valor social e ambiental. Observamos que as ações sociais são feitas por pessoas que acabaram de sair da universidade”.

Ele ressaltou que multinacionais, como Coca-Cola e Unilever, investem em estudantes que apresentam propostas de ações com referência social. Mesmo com este mercado, ele acredita que as instituições de ensino ainda não se adaptaram para o novo cenário. “Sofremos de miopia na formação acadêmica. Diploma não garante ninguém em lugar nenhum. O que o mercado quer é a profissionais com capacidade crítica de formular soluções para problemas complexos. As universidades têm que sair da lógica de reproduzir informação para produzir inovação”.

Demais atividades

Os inscritos no evento puderam ainda participar de minicursos, como o de Responsabilidade social dos registros públicos, com Ana Carolina Rinco, e Noções de ética e responsabilidade social para as organizações, com João Daniel Gonelli. Como o evento teve como foco não apenas estudantes da área de Administração, no último dia, foi realizada mesa redonda com a presença de profissionais de setores como Direito e Segurança do Trabalho.