Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > 2019 > 12 > Concluinte de graduação em Agroecologia é aprovada em mestrado na Unesp
conteúdo

Geral

Concluinte de graduação em Agroecologia é aprovada em mestrado na Unesp

Nem mesmo um problema de saúde tirou a vontade de Sueli Barbosa de Souza de estudar. Agora ela colhe os frutos da dedicação.
#Pratodosverem: Sueli está com um casaco azul claro e uma blusa preta. Ao fundo, é possível ver uma porta e um armário.

#Pratodosverem: Sueli está com um casaco azul claro e uma blusa preta. Ao fundo, é possível ver uma porta e um armário.

Quando jovem, Sueli Barbosa de Souza não imaginava o quanto poderia alcançar por meio da Educação. De origem simples, oriunda de uma família que não teve a oportunidade de estudos, ela viu no IF Sudeste MG – Campus Rio Pomba uma chance de ter uma vida diferente da que seus pais puderam lhe proporcionar até então. Não se deixou abater, nem mesmo perante uma doença que a fez ficar a afastada da faculdade por anos. Hoje colhe os frutos de seus esforços. Concluinte do curso de graduação em Agroecologia, foi aprovada para o Mestrado em Microbiologia Agropecuária na Universidade Estadual Paulista (Unesp).

“Sempre quis fazer uma graduação, mas não tinha tanta oportunidade de estudo. Quando estava com 29 anos, consegui uma vaga pelo Sisu. Agradeço muito ao campus. Meu sonho é fazer doutorado e passar num concurso para professora daqui”.

Moradora da cidade de Mercês, Sueli enfrentou várias adversidades para conseguir concluir a graduação. O deslocamento diário era cansativo, mas ela encarava com bom humor. “Minha família é da zona rural. Eu saía de Mercês às 5h30min. Tinha dia que eu tinha aula até 22h. E, mesmo assim, me dediquei aos estudos”.

A aprovação no Sisu com quase 30 anos de idade mostrou que ela poderia, sim, realizar o sonho de fazer uma faculdade. Porém, um problema de saúde quase a fez desistir. “Tive que trancar o curso porque não tinha condição de vir estudar. Pensei que não iria conseguir voltar. Mas os amigos e professores me incentivaram a continuar. Por isso, não desisti”.

Para fazer a prova do mestrado, ela disse que ficou dois meses se dedicando exclusivamente ao conteúdo que iria ser cobrado na seleção. “Eu pegava livros na biblioteca, fazia cópia de artigos. Corri atrás”. O resultado veio no dia 8 de novembro com a publicação da aprovação no programa de pós-graduação.

Sueli agora organiza sua vida para, a partir do dia 2 de março de 2020, passar a morar em Jaboticabal (SP) e se dedicar aos estudos na área de microbiologia. “Eu gosto de pesquisa, de fazer experimentos. Agora pretendo me dedicar aos efeitos dos microrganismos no solo”.