Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > 2019 > 12 > Fisiologista do Atlético faz videoconferência para alunos de Educação Física

Fisiologista do Atlético faz videoconferência para alunos de Educação Física

Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer como é o trabalho do profissional em clube de futebol que participa de competições nacionais e internacionais.

#Pratodosverem: Estudantes acompanham estão sentados no anfiteatro, acompanhando a transmissão. Na parte da frente da sala, há a projeção do palestrante.

Os estudantes do curso de Educação Física tiveram a oportunidade de conhecer o cotidiano de um fisiologista de clube de futebol profissional no Brasil. O mestre em Ciências do Esporte pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e funcionário do Clube Atlético Mineiro, Roberto Chiari, ministrou a palestra “Planejamento do treinamento no futebol profissional”, no dia 4 de dezembro.

Diante da dificuldade em trazer o palestrante a Rio Pomba antes do fim do Campeonato Brasileiro, o organizador do evento e professor da disciplina Futebol I, Carlos Magno Amaral Costa, optou pela videoconferência. “Não é fácil trazer uma pessoa com grande experiência no futebol profissional até o Campus Rio Pomba. Por isso, a ideia da videoconferência tornou-se uma grande oportunidade. Esta experiência mostrou que é possível termos mais apresentações assim. É uma forma econômica e mais fácil de termos grandes professores e profissionais ajudando na formação de nossos alunos”, avaliou o professor.

#Prataodosverem: Estudantes sentados no anfiteatro.

Ele lembrou que, ao fazer o convite a Chiari, percebeu que o profissional ficou animado com a possibilidade de relatar a estudantes a experiência adquirida em 15 anos de atuação no Atlético. “A troca de experiência prática do palestrante, que já conquistou diversos títulos foi uma grande oportunidade para os alunos entenderem o processo de planejamento do treinamento no futebol, as dificuldades da aplicação da teoria e conceitos aprendidos durante a disciplina com o dia a dia de um clube profissional”.

Os estudantes Vitor Hugo Rezende e Marina Souza afirmam que vão levar para suas vidas profissionais os ensinamentos deixados por Chiari. “Acredito que (o evento) foi muito importante. Por alguns motivos específicos, entre eles, (o fato de eu) pretender seguir uma linha de trabalho semelhante (a dele), entender a realidade diária da equipe principal de um grande clube e por trabalhar com futebol na cidade de Rio Pomba”, analisou Vitor. “O conhecimento que adquiri na palestra, por mais que tenha sido básico, foi de extrema importância para meu desenvolvimento acadêmico e como técnica do futsal feminino do Campus. Com certeza, (a palestra) colaborou muito para que, a partir de agora, meus treinos sigam uma periodização ainda mais rigorosa e individualizada de cada atleta”, ressaltou Marina.

Veja mais fotos no álbum do Facebook