Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > 2020 > 02 > Professores refletem sobre prática educacional durante Planejamento Pedagógico 2020

Ensino

Durante uma semana, docentes de Rio Pomba debatem assuntos que fazem parte do cotidiano da instituição como forma de preparação para o ano letivo.

Refletir sobre a prática educacional aplicada em nossa instituição. Este é o objetivo do Planejamento Pedagógico 2020, que está realizado durante esta semana (3 a 7 de fevereiro) no Campus Rio Pomba. Durante os cinco dias, os professores participam de palestras e grupos de trabalhos sobre temas que fazem parte de seu cotidiano profissional. O evento é organizado pela Diretoria de Ensino por meio da Coordenação Geral de Ensino Técnico.

Veja a programação

Nesta terça, os docentes discutem sobre os tópicos previstos no documento “Diretrizes Indutoras para a oferta de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica”, desenvolvido pelo Conif.

Conheça o documento

#Pratodosverem: professores sentados em carteiras de sala de aula em roda, discutindo o tema do grupo de trabalho.

Para a discussão dos temas, foram montados oito grupos de trabalho. Entre os assuntos a serem debatidos estão educação inclusiva, metodologias integradoras e indicadores de qualidade de ensino. “Poderíamos trazer as ações exitosas desenvolvidas em outras instituições e implantarmos aqui. Mas não é isso que queremos. Nosso objetivo é que, a partir da identidade de nossa instituição, os professores reflitam sobre qual a melhor forma de colocarmos em prática essas diretrizes”, explica o coordenador-geral de Ensino Técnico, Francisco Juceme.

Abertura

O primeiro dia de evento contou a participação da doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Leiva de Figueiredo Viana Leal. Ela falou sobre “Problemática dos saberes e das práticas necessárias ao professor do Século XXI”, reforçando a importância sobre o uso das novas tecnologias da informação na troca de conhecimento com os estudantes. Ainda na parte da manhã, o coordenador-geral de Ensino Técnico, Francisco Juceme, fez a apresentação “Construção da qualidade educacional: aspectos e dimensões do processo educativo em sua complexidade”.

À tarde, as novas tecnologias voltaram a ser foco do evento. A servidora do Campus e mestre em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Fernanda Amaral Bernardino, apresentou os resultados de sua pesquisa de Mestrado na palestra “Tecnologias e Educação: representações sociais na Sociedade da Informação”. Em seguida, foi a vez de as psicólogas Elisângela Sudré e Sabrina Louro tratarem sobre saúde mental do docente.

#Pratodosverem: Docentes acompanham palestra no Salão Nobre. Eles estão sentados na plateia. A foto foi tirada do fundo do salão, fazendo com que eles apareçam de costas. A palestrante está na parte da frente do local.

Mais palestras

Na quarta-feira, dia 5, as apresentações serão voltadas para as ações de Extensão. O pró-reitor José Valdir da Silva falará sobre curricularização da Extensão. Haverá ainda palestras com os representantes da Reitoria sobre o Programa Institucional de Apoio à Extensão (Piaex). Na quinta, o destaque será para as ações da área de Pesquisa e Inovação com a apresentação do pró-reitor André Narvaes e da responsável pelo Núcleo de Inovação e Transferência Tecnológica (Nittec), Flávia Ruback. O evento chega a seu fim no dia 7 com a apresentação dos eventos dos departamentos acadêmicos.

Confira a programação completa

Mais fotos em nosso álbum do Facebook