Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > 2020 > 03 > Aulas dos cursos técnicos a distância terão início no dia 14 de março

Aulas dos cursos técnicos a distância terão início no dia 14 de março

Estas serão as primeiras turmas a utilizarem a plataforma SIGAA para aulas virtuais. Estudantes conhecerão sistema na aula inaugural.
Foto: Freepik #Pratodosverem: Mulher sentada em frente a um computador

#Pratodosverem: Mulher sentada em frente a um computador

Os alunos dos cursos técnicos subsequentes a distância em Meio Ambiente e Zootecnia vão iniciar suas atividades no próximo sábado, dia 14. Esta será a primeira turma EAD com aulas na plataforma SIGAA – Módulo Turma Virtual. “Esperamos que tudo transcorra bem com os cursos. O uso do sistema será uma novidade não só para os alunos, mas também para nós professores. Estamos com uma expectativa positiva com esta nova metodologia”, explicou a coordenadora do Centro de Ensino a Distância do Campus Rio Pomba, Márcia Nunes.

Ela explica que, ao contrário do que acontecia com cursos ministrados anteriormente na instituição, os materiais e as aulas serão postados exclusivamente na plataforma. “O foco é no sistema on-line. Assim, não haverá a obrigatoriedade de materiais impressos. Isso demonstra a atualização de nossa didática, estando em sintonia com os diversos cursos a distância e também a preocupação com o meio ambiente”.

Apesar de o curso ter sua base a distância, é previsto 20% de encontros presenciais. O primeiro deles será no dia 14, às 8h, no qual será apresentado o curso e corpo docente, além da ambientação na plataforma. “No decorrer dos cursos, teremos outros encontros presenciais para aulas práticas e aplicação de provas. No entanto, a base é on-line”.

Mais uma mudança em relação ao esquema anterior, é que o IF não conta mais com polos nas cidades da região. Assim, todas as aulas presenciais serão realizadas no Campus Rio Pomba.

Preparação

Para a implantação da nova metodologia, não são apenas os alunos que precisam de aperfeiçoamento. Os professores responsáveis pelas disciplinas a distância participaram, no dia 4 de março, de treinamento para o uso do SIGAA em cursos virtuais. O treinamento foi feito por webconferência e ministrado pelo coordenador-geral de Ensino a Distância do IF Sudeste MG, Filipe Andrade La-Gatta.

Confira o calendário

Meio Ambiente
08:00 -  Ambientação no sistema SIGAA. (professor Silder) (Laboratório de informática do DACC - Departamento Acadêmico de Ciência da Computação)
10:00 - Intervalo
10:20 -  Apresentação do curso - Coordenação e professores  (local: Sala de aula do Prédio do CEAD - Centro de Educação a Distância).
Zootecnia
 08:00 -  Apresentação do curso - Coordenação e professores  (local: Sala de aula do Prédio do CEAD - Centro de Educação a Distância).
 09:40 - Intervalo
10:00 -  Ambientação no sistema SIGAA. (professor Gustavo) (Laboratório de informática do DACC - Departamento Acadêmico de Ciência da Computação)