Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > 2020 > 03 > Estudantes do Campus participam de evento sobre mulheres na ciência

Estudantes do Campus participam de evento sobre mulheres na ciência

As alunas de Ciência da Computação Gabriela Montes e Ivy Magesti apresentaram, em forma de pôster, o projeto Meninas Digitais.

O Campus Rio Pomba foi representado no I Simpósio Brasileiro de Mulheres em STEM (abreviatura de Science, Technology, Engineering e Mathematics – Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). As estudantes do curso de graduação em Ciência da Computação, Gabriela Montes e Ivy Magesti, apresentaram o projeto “Meninas Digitais”. O evento foi realizado nos dias 13 e 14 no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos (SP).

Fotos: Arquivo pessoal

#Pratodosverem: As integrantes do projeto Meninas Digitais em frente ao banner do evento.

O projeto, coordenado pela professora Alessandra Martins Coelho, foi apresentado em forma de pôster. “Nosso grupo trabalha com o objetivo de diminuir a taxa de evasão das estudantes no curso e incentivar mais mulheres a entrarem para a Computação, que hoje é predominantemente masculino. Para isso, promovemos atividades que ajudam a melhorar o aprendizado, realizamos eventos de esporte, lazer e cultura e também fazemos cursos de extensão com a comunidade riopombense a fim de divulgar o conhecimento na área da computação”, explica Gabriela.

Saiba mais informações sobre o projeto:

Site Meninas Digitais

Facebook Meninas Digitais

Instagram Meninas Digitais

#Pratodosverem: As estudantes Ivy Magesti e Gabriela Monte ao lado do pôster sobre o projeto Meninas Digitais.

Simpósio

O evento teve como “objetivo reunir representantes e participantes de projetos e iniciativas com propósitos de atrair jovens meninas e manter estudantes e profissionais nas áreas STEM, bem como pessoas interessadas nas questões das mulheres no mercado de trabalho, desafios a serem enfrentados e ações para superá-los”, de acordo com o site oficial do evento.

A atividade contou com mesas redondas, workshops e apresentação de pôsteres. Gabriela destaca a participação da professora e pesquisadora do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Márcia Barbosa. Neste ano, ela foi mencionada pela ONU Mulheres como uma das sete cientistas mais importantes do mundo e foi eleita pela revista Forbes como uma das 20 mulheres mais influentes do Brasil.

Ao final desta primeira edição foi definido que o simpósio será realizado a cada dois anos, em regiões diferentes do Brasil.