Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > 2020 > 03 > Portugal é destino escolhido por ex-aluna de Educação Física para cursar mestrado

Destaque

Irismar Gonçalves atualmente integra o grupo de mestrandos em Exercício e Saúde no Instituto Politécnico de Bragança.

Irimar Gonçalves deixou o Campus Rio Pomba no ano passado ao concluir o curso de Licenciatura em Educação Física. Focada em aperfeiçoar seus estudos na profissão que escolheu, decidiu cursar algumas disciplinas isoladas no mestrado da Universidade Federal de Viçosa (UFV). No entanto, ali ainda não era seu destino final. Influenciada por colegas que participaram do IF Internacional - programa de mobilidade internacional do Instituto -, ela passou a avistar um novo horizonte para suas pesquisas. Foi assim que Irismar atravessou o Oceano Atlântico e foi para Portugal. Hoje é aluna do curso de mestrado em Exercício e Saúde do Instituto Politécnico de Bragança.

#Pratodosverem: Irismar posa em frente a prédio histórico em Portugal.

Ainda enquanto cursava Educação Física em Rio Pomba, Irismar já sonhava com o mestrado, seguindo o mesmo caminho que o irmão Samuel já havia tomado. No entanto, tudo passou a se concretizar depois que conversou com os colegas de curso Jean Gazolla e Suene Nunes sobre a experiência que tiveram em Portugal. “Ao voltarem do IPB, compartilharam as experiências incríveis que tiveram e fiquei sabendo da possibilidade de realizar mestrado nessa instituição. Após isso, meus olhos já começaram a se direcionar para lá. Comecei a pesquisar sobre como me candidatar ao programa de mestrado em Exercício e Saúde e a traçar metas e objetivos. Com o grande apoio de meus amigos e professores, fui capaz de tomar essa decisão e perseguir um grande sonho”.

Ela iniciou os estudos em Portugal em fevereiro. No primeiro ano, deverá cumprir os créditos obrigatórios. Em seguida, pretende partir para ao desenvolvimento da dissertação que deverá seguir na área de composição corporal e antropometria. “Antes de vir para Portugal, estive por um semestre na UFV, onde fiz algumas disciplinas como aluna especial e participei das coletas relativas ao doutorado do professor Matheus Santos Cerqueira. Nessas coletas, eram realizadas diversas medidas antropométricas e também o exame DXA como método referência em adolescentes e jovens universitários. O contato com o estudo da composição corporal e antropometria nesse período foi extremamente interessante e, assim, pretendo desenvolver minha dissertação nessa temática”.

Mesmo estando há pouco tempo em Portugal, Irismar já consegue traçar um paralelo sobre o cotidiano em Rio Pomba e o de Bragança. “O ambiente e interação entre discentes e docentes é bem parecido com o IF, onde temos muita liberdade para conversar com os professores e para acessar diversos setores da instituição”.

Apesar de ainda estar só no começo dos estudos, a jovem afirma que o fato de ter atravessado o oceano não a fez findar seus horizontes profissionais. Pelo contrário, agora ela quer ampliar sua experiência internacional. “Estudar aqui está permitindo ampliar meu campo de visão quanto às possibilidades de trabalho em minha área. E já tenho vontade de estudar e trabalhar em outros países, bem como conhecer a forma com que a Educação Física vem sendo tratada a nível internacional. Além disso, o contato com outras línguas e culturas ocorre constantemente, sendo inenarrável o crescimento humano proporcionado a mim”.

#Pratodosverem: Irismar, ainda enquanto aluna do Campus, faz apresentação sobre sua participação no Projeto Rondon.