Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > 2020 > 05 > Psicólogos promovem Rodas de Conversa On-line com alunos do IF Sudeste MG

Psicólogos promovem Rodas de Conversa On-line com alunos do IF Sudeste MG

Em Rio Pomba, a atividade será realizada às quartas-feiras. Os interessados devem fazer a inscrição pelo formulário virtual.
#Pratodosverem: Arte ilustrativa. Desenho de pessoas com computadores e celulares. A imagem indica que participam de uma conversa, já que há balões de falas em cima de todos eles. No topo, há o nome "Rodas de conversa em tempos de pandemia". À direita, há a logo do IF.

Começam nesta semana as Rodas de Conversa On-line com os profissionais de psicologia do IF Sudeste MG em tempos de Covid-19. A proposta foi idealizada para aproximar os alunos em tempos de pandemia. Os encontros terão a duração média de uma hora e acontecerá de acordo com a modalidade dos cursos. Poderão participar cinco estudantes por grupo, que serão chamados por ordem de inscrição. Será discutido um tema por mês, sendo o primeiro “Distanciamento Social e Saúde Mental”.

Inscreva-se na atividade

A psicóloga do Campus Rio Pomba, Rejane Oliveira, ressalta, entretanto, que a atividade não se trata de terapia em grupo. “Embora possa ter efeitos terapêuticos, o grupo foi criado como um espaço de reflexão sobre o momento em que vivemos e, caso a psicóloga identifique uma demanda específica, um suporte individual pode ser necessário”.

A princípio, serão realizados dois encontros semanais para os alunos do Campus Rio Pomba. Às quartas-feiras, às 14h, a sessão será dedicada aos estudantes dos cursos técnicos integrados. No mesmo dia, às 16h, aos discentes dos cursos técnicos concomitantes/subsequentes e de graduação.

Para participar desta atividade, o estudante deve ter uma conta de email Gmail válida, visto que as conversas acontecerão por meio da plataforma Google Meet. A participação de alunos menores de 18 anos está condicionada à apresentação do Termo de Consentimento Expresso, assinado pelo responsável legal. Esse termo deverá ser enviado para o e-mail rejane.oliveira@ifsudestemg.edu.br até 24 horas antes da realização da atividade.

Termo de Consentimento

Veja as orientações da psicóloga do Campus Rio Pomba Rejane Oliveira para participação na Roda de Conversa

• Aja de maneira respeitosa com as(os) colegas e com a psicóloga;
  • A psicóloga, como mediadora dos encontros, conduzirá a conversa para criar um espaço aberto de discussão e exposição de ideias e sentimentos;
  • No caso de eventual desconexão, a(o) participante poderá voltar para continuar a conversa;
  • Os encontros devem ser sigilosos, tanto por parte da psicóloga, quanto por parte das(os) participantes. Não se deve expor o que foi conversado para terceiros não pertencentes ao grupo;
  • Não é permitida a gravação e/ou divulgação das imagens e dos áudios dos encontros sem a autorização expressa das(os) participantes;
  • Procure um lugar tranquilo, onde você possa se expressar livremente, sem maiores preocupações, a fim de melhor aproveitar o encontro;
  • Seja pontual para evitar atrasos nas Rodas de Conversa.

Faça sua inscrição

Termo de consentimento