Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > 2021 > 01 > Seleção do IF Sudeste MG abre inscrições gratuitas até 21/02; veja detalhes sobre Rio Pomba

Destaque

Do técnico à pós-graduação, Campus Rio Pomba oferta total de 800 vagas em cursos de diversas modalidades.
#pratodosverem: Processo Seletivo 2021.1. O mundo mudou, e o IF Sudeste MG se reinventou.

Interessados em estudar no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) em 2021 devem se inscrever no Processo Seletivo da instituição a partir desta segunda-feira, 18 de janeiro, até 21 de fevereiro. São mais de três mil vagas em dez cidades: Barbacena, Bom Sucesso, Cataguases, Juiz de Fora, Manhuaçu, Muriaé, Rio Pomba, Santos Dumont, São João del-Rei e Ubá. As oportunidades incluem cursos técnicos (integrados, concomitantes e/ou subsequentes ao Ensino Médio), de graduação e de pós-graduação.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela internet, no site www.ifsudestemg.edu.br/processoseletivo. O candidato deve informar CPF próprio, documento de identidade e um e-mail válido. Por conta da pandemia, o IF Sudeste MG não aplicará provas e classificará os candidatos de acordo com critérios específicos para cada modalidade. Essas informações, assim como todas as datas e regras relativas à seleção, a exemplo dos grupos de concorrência, são detalhadamente descritas nos editais (também disponíveis na página do Processo Seletivo), cuja leitura é obrigatória para todos os candidatos.

O sistema de inscrições normalmente não funciona quando acessado por smartphones. Os candidatos, portanto, devem se cadastrar a partir do computador.

Modalidade diferentes, seleção diferentes

Para cursar  graduação, é necessário ter o Ensino Médio completo (ou concluir o Ensino Médio até as datas da matrícula, que serão divulgadas em 22 de março). Do total de vagas, 70% serão preenchidas a partir das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio em uma destas edições: 2015, 2016, 2017, 2018 ou 2019 (o candidato pode optar pelo seu melhor desempenho). E as outras são reservadas ao Sisu (com edital próprio e outras datas), ou seja, para quem fizer a atual edição do Enem.

Na inscrição de 18/1 a 21/2, para concorrer a uma das vagas reservadas para quem participou de uma edição anterior do Exame Nacional do Ensino Médio, o candidato deve anexar no sistema o Boletim do Enem (disponível em enem.inep.gov.br/participante). Evidentemente, as notas devem ser as mesmas informadas no formulário eletrônico.

A classificação para os cursos técnicos dependerá: das notas obtidas nas disciplinas Português, Matemática, Geografia e História no 9º ano (antiga 8ª série), no caso da seleção para os cursos concomitantes ou subsequentes; das notas obtidas nessas mesmas disciplinas no 8º ano (antiga 7ª série), no caso dos cursos integrados. Esses dados devem ser informados pelos candidatos também na inscrição.

Para comprová-los, será necessário anexar histórico escolar ou declaração emitida pela escola (conforme anexo II ou III, a depender da modalidade, do edital de cursos técnicos do Processo Seletivo). O documento precisa informar as mesmas notas inseridas pelo candidato e conter o carimbo e a identificação da escola e a assinatura do responsável pela instituição de ensino.

Os cursos integrados são dedicados a quem pretende cursar o Ensino Médio e a formação técnica no Instituto Federal, ao longo de três anos. Podem tentar uma vaga em cursos concomitantes ou subsequentes (em que são ofertadas apenas as disciplinas da formação técnica) os candidatos que já iniciaram (no ano letivo de 2020) ou já concluíram o Ensino Médio.

Pós-graduação

A seleção e a inscrição para a pós-graduação em Lato Sensu em Planejamento e Gestão de Áreas Naturais Protegidas seguem edital próprio. Veja em: https://www.ifsudestemg.edu.br/processoseletivo/editais .

Seleção em Rio Pomba

O Campus Rio Pomba oferece 800 vagas no Processo Seletivo 2021.1. Assim estão distribuídas as vagas da unidade:

Cursos técnicos integrados

• Agropecuária - 36
  • Alimentos - 40
  • Informática - 40
  • Meio Ambiente - 40
  • Zootecnia - 40

Total: 196

Cursos técnicos concomitantes ou subsequentes

• Administração - 40
  • Segurança do Trabalho - 30
  • Serviços Jurídicos - 40

Total: 110

Cursos técnicos subsequentes

• Meio Ambiente (EaD) - 45
  • Zootecnia (EaD) - 45

Total: 90

• Administração - 40
  • Agroecologia - 40
  • Ciência da Computação - 40
  • Ciência e Tecnologia de Alimentos - 40
  • Ciência e Tecnologia de Laticínios - 40
  • Direito - 40
  • Licenciatura em Educação Física - 40
  • Licenciatura em Matemática - 40
  • Zootecnia - 40

Total: 360

• MBA Gestão Empreendedora (Lato Sensu) - 30
  • Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos (Stricto Sensu) - 8
  • Mestrado Profissional em Nutrição e Produção Animal (Stricto Sensu) - 6

Total: 44

Confira, no site do processo seletivo, as vagas nos campi: Barbacena, Bom Sucesso, Cataguases, Juiz de Fora, Manhuaçu, Muriaé, Santos Dumont, São João del-Rei e Ubá.