Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > 2021 > 03 > Seminário de Inclusão Escolar reúne conhecimento teórico e experiências reais

Seminário de Inclusão Escolar reúne conhecimento teórico e experiências reais

Evento contou com palestra de Maria Teresa Montoan e apresentação de produtos educacionais do IF Sudeste MG, alcançando 288 espectadores simultâneos.
Exibir carrossel de imagens #PraTodosVerem: print de uma tela do Youtube com quatro janelas. Na parte superior, há três janelas. A da esquerda apresenta o rosto de uma mulher de óculos, cabelos presos, camisa verde xadrez; ao fundo, parede bege com um quadro; na parte inferior, um retângulo com o texto: Maria Teresa. A janela ao centro apresenta o rosto de uma mulher de cabelo preto com batom escuro; ao fundo, a parede branca com folhagens; na parte inferior, um retângulo com o texto: Bia Possato. A janela da direita apresenta uma mulher com camisa preta sinalizando em Libras; ao fundo, a parede verde; na parte inferior, um retângulo com o texto: Márcia C P Duarte. Na janela maior da parte inferior da tela, há um slide com o título: “Uma escola hospitaleira”; abaixo, há o texto: Maria Teresa Eglér Mantoan, LEPED/UNICAMP.

As medidas de distanciamento social não pararam o trabalho do IF Sudeste MG, assim como não interromperam a busca pela efetivação da educação inclusiva. E uma das ações que comprovam isso é o Seminário de Inclusão Escolar, realizado e transmitido na última quarta-feira (03/03) pelo canal do IF Sudeste MG Campus Rio Pomba no Youtube. A iniciativa foi do Núcleo de Ações Inclusivas (NAI) do IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba, executada com apoio do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e envolveu um total de 13 servidores de diversas áreas.

Entre as atrações, o destaque foi a apresentação “Uma escola hospitaleira”, da pesquisadora Maria Teresa Eglér Mantoan, autora de diversas obras sobre educação inclusiva. Sob moderação da professora do Campus Santos Dumont, Bia Possato, o evento online também contou com demonstração de produtos educacionais desenvolvidos no próprio IF Sudeste MG em prol da inclusão, criados pelas servidoras Rosangela Cancela e Graziela Rodrigues (ambas egressas do ProfEPT). A tradução das apresentações para a Libras foi feita durante toda a transmissão por Andreia Pena, Márcia Pironi e Patrícia Iracema. Houve, ainda, participação da aluna Ivana de Oliveira Netto (Licenciatura em Educação Física), que abriu a programação do Seminário com uma apresentação musical.

Segundo a coordenadora do evento, Graziela Rodrigues, mesmo com a interrupção das atrações, causada por queda de energia, houve uma expressiva participação externa no evento. Servidores de outros institutos federais, universidades, escolas estaduais e municipais, Apaes e profissionais da educação de todo o Brasil estiveram virtualmente presentes, totalizando 288 espectadores no auge de audiência. Até a publicação desta matéria, o número de visualizações do vídeo do evento no Youtube já ultrapassava 2.500.

Graziela acredita que eventos como este proporcionam oportunidade de aprendizado, por meio de situações reais que contribuem na efetivação da educação inclusiva. E Além disso, contribui para “maior aproximação da comunidade com o campus”, o que a coordenadora avalia de forma muito positiva. “Consideramos que foi um sucesso”, concluiu.

Assista ao Seminário.