Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > 2021 > 03 > Subcomissão de Cuidados com os Estudantes lança vídeo com tema motivacional

Subcomissão de Cuidados com os Estudantes lança vídeo com tema motivacional

Interpretando a música “Tamo Junto (Não Desista), servidores se unem para transmitir mensagem de apoio aos alunos. Assista.
#pratodosverem: a imagem é um print de um quadro do vídeo produzido pela Subcomissão C5, no qual aparecem as palavras "não desista" em destaque, juntamente com um pequeno quadro na parte inferior esquerda, onde uma tradutora de Libras aparece.

Reinventar-se não está sendo uma tarefa fácil para os servidores do IF Sudeste MG, mas eles sabem que os desafios podem estar ainda maiores para os estudantes da instituição. Pensando nestes discentes, a subcomissão C5 (Projeto Reencontro) do Campus Rio Pomba reuniu professores e técnicos em um vídeo musical (assista aqui) para transmitir mensagem de motivação aos alunos. Numa adaptação da música “Tamo junto (não desista)”, originalmente interpretada por Carlinhos Brown e Lexa, os servidores buscam reavivar o ânimo dos estudantes para o aprendizado, possivelmente comprometido pelo momento epidemiológico que o Brasil enfrenta.

Servidores que não fazem parte da C5 também contribuíram na criação e na produção do vídeo. Mas a iniciativa se deu a partir dos trabalhos da Subcomissão C5 (Cuidados com os Estudantes) e de relatos de desânimo, tanto de servidores como de estudantes e seus familiares, com a situação imposta pela pandemia, incluindo o distanciamento da família, da Instituição e dos colegas.

Para os coordenadores da Subcomissão C5, Leonardo da Fonseca Barbosa e Fagner José de Carvalho Lourenço, a prioridade é a vida, por isso estabeleceu-se uma nova rotina de estudos. E ela exige adaptação. “Sabemos que não tem sido fácil, tendo em vista os desafios de estudar de forma remota e emergencial. Mas, os momentos mais desafiadores da história foram superados por meio da educação e agora não será diferente”, confia ele.

Ações coordenadas

O vídeo recém-lançado faz parte de um conjunto de ações que vêm sendo desenvolvidas pela Subcomissão C5 (Projeto Reencontro) do Campus Rio Pomba. A equipe busca acompanhar os estudantes da unidade por meio de equipes de apoio divididas por curso e compostas por: coordenador do curso, pedagogo, técnico em assuntos educacionais, psicóloga, NAI, CGAE, CGET etc. Compõem o conjunto de ações: reuniões com turmas, Seminário de Ações Inclusivas, Projeto Rodas de Conversa e acompanhamento psicológico, além de visita aos estudantes com dificuldades de acesso ao ERE, sempre respeitando os protocolos de segurança, tais como distanciamento mínimo e uso de máscaras.

Já o vídeo original que inspirou a mais recente ação da C5 faz parte de uma campanha nacional denominada "Não desista do seu futuro" e une diversas empresas em incentivo à não desistência e ao fortalecimento do vínculo entre estudante e escola, na busca por reduzir os os índices de evasão escolar que cresceram com a pandemia.

Pensando em desistir?

Os alunos que se sentem desmotivados a dar prosseguimento aos estudos podem contar com a ajuda do IF Sudeste MG para encontrar soluções. Uma alternativa é entrar em contato com as equipes de apoio do curso ou com os setores CGAE e CGET, que convidarão o(a) estudante a uma conversa, encaminhando-o(a) à secretaria ou ao atendimento pedagógico ou psicológico ou assistentes sociais. Diálogos com a coordenação do curso e/ou professores também são alternativas possíveis. Confira os endereços de e-mail: