Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > 2021 > 08 > Setembro Amarelo será tema de Rodas de Conversa on-line

Setembro Amarelo será tema de Rodas de Conversa on-line

Encontros virtuais serão realizados semanalmente às quartas-feiras, sob coordenação do setor de Psicologia do Campus Rio Pomba

O Campus Rio Pomba tem acompanhado todo o impacto da pandemia na saúde mental e emocional da população. E embora nem tudo possa ser atribuído a este momento epidemiológico, novos problemas de várias ordens surgiram a partir dele, que também redimensionou muitos males que já existiam. Assim, para contribuir com a campanha nacional de prevenção ao suicídio - Setembro Amarelo - as Rodas de Conversa do mês de setembro abordarão este tema.

Os encontros virtuais acontecem todas as quartas-feiras, às 14h, para estudantes dos cursos técnicos integrados e às 16h30 para estudantes da graduação e cursos técnicos concomitantes e subsequentes. Coordenados pela psicóloga Rejane Dutra de Oliveira, do Campus Rio Pomba, as rodas têm o objetivo de aproximar os estudantes em tempos de pandemia e oferecer a eles espaços de discussão e reflexão sobre temas diversos. Os encontros têm a duração de uma hora e meia e podem participar até cinco estudantes por grupo, que são chamados por ordem de inscrição.

Para participar desta atividade, o estudante deve ter uma conta de e-mail Gmail válida, pois as conversas acontecem por meio da plataforma Google Meet. A participação de menores de 18 anos está condicionada à apresentação do Termo de Consentimento Expresso, assinado pelo responsável legal. Esse termo deverá ser enviado para o e-mail rejane.oliveira@ifsudestemg.edu.br até 24 horas antes da realização da atividade.

Orientações aos participantes

A psicóloga Rejane, como mediadora dos encontros, conduzirá a conversa para criar um espaço aberto de discussão e exposição de ideias e sentimentos. Encontre um lugar tranquilo, onde você possa se expressar livremente, sem maiores preocupações, a fim de melhor aproveitar o encontro. Confira a seguir outras orientações de Rejane, para participação nas Rodas de Conversa.

• a(o) participante deve agir de maneira respeitosa com as(os) colegas e com a psicóloga;
  • no caso de eventual desconexão, a(o) participante poderá voltar e continuar a conversa;
  • os encontros devem ser sigilosos, tanto por parte da psicóloga, quanto por parte das(os) participantes, portanto, não se deve expor o que foi conversado para terceiros não pertencentes ao grupo;
  • não é permitida a gravação e/ou divulgação das imagens e dos áudios dos encontros sem a autorização expressa das(os) participantes;
  • seja pontual para evitar atrasos nas Rodas de Conversa.

Inscreva-se por este formulário. Acesse o termo de consentimento

Setembro Amarelo

A campanha Setembro Amarelo acontece uma vez ao ano, para ampliar a divulgação de informações relevantes sobre o tema e buscar a sensibilização, de cada vez mais pessoas, acerca da importância dos cuidados para com a saúde menta. Sobretudo, ela enfatiza que o suicídio pode ser prevenido. Contudo, Rejane destaca que não é somente em setembro esta temática se faz importante: "os profissionais da Saúde Mental trabalham, de janeiro a janeiro, em prol do bem-estar da população."