Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > 2021 > 09 > Campus Rio Pomba realiza seminário sobre inclusão do surdo no espaço educacional
conteúdo

Geral

Campus Rio Pomba realiza seminário sobre inclusão do surdo no espaço educacional

publicado: 08/09/2021 14h48, última modificação: 08/09/2021 14h48
Evento virtual será na próxima quarta-feira (15/09) e dará início a sequência de seminários que busca difundir a cultura surda à comunidade externa.

No mês de destaque à importância da acessibilidade e da inclusão, o IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba coloca em pauta para toda a comunidade externa a cultura surda e outros assunto que ela abrange. Na próxima quarta-feira (15), a partir das 19h, será transmitido pelo canal do Youtube "TV Campus Rio Pomba" o Seminário "Inclusão do Surdo do Espaço Educacional: Desafios e Possibilidades", com a participação do doutorando em Ciências Sociais da UFJF, Gabriel Pigozzo. Relatos da vida acadêmica de alunos surdos matriculados no Campus Rio Pomba também estão previstos para o momento, que é o primeiro de uma série do Núcleo de Ações Inclusivas (NAI) denominada "Meu Corpo Surdo que se Comunica".  

O Seminário em questão também é parte do projeto de extensão Intitulado " A difusão da cultura surda na  comunidade externa", sob coordenação da professora Rosângela Cancela Soares. O objetivo principal da proposta é difundir a cultura surda às comunidades circunvizinhas de Rio Pomba, bem como proporcionar acessibilidade em Libras nos eventos acadêmicos realizados pelo IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba à comunidade surda externa.

"Espera-se que este trabalho possa proporcionar acessibilidade entre surdos e ouvintes, além de impactar positivamente na construção de uma comunidade inclusiva através do diálogo de políticas, práticas e culturas e, por meio desta tríade, concretizar uma educação que atenda a todas as pessoas, independentes das suas diferenças", listou a professora.  Ela acredita que, desta forma, o projeto irá auxiliar na criação da conscientização sobre a importância do respeito à cultura distintas,  abrindo caminhos  para a  inclusão nas cidades  circunvizinhas de Rio Pomba.

meu corpo surdo que se comunica.jpg