Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > 2022 > 01 > Campus Rio Pomba prepara-se para iniciar Dias de Campo

Campus Rio Pomba prepara-se para iniciar Dias de Campo

Estudantes de cursos integrados podem participar. Confira o cronograma.

No dia 11 de janeiro, o Conselho de Campus aprovou a oferta de Dias de Campo para os estudantes dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio (EMI) do Campus Rio Pomba. Segundo o Plano de Retomada das Atividades Presenciais, este segmento de alunos está autorizado a participar de atividades práticas nos Cenários 3 e 4.

Com a transição para o Cenário 3, o Campus amplia a oferta de disciplinas práticas dos Cursos de Graduação, oferece atividades de Dia de Campo aos estudantes do EMI e faz o retorno de todos os trabalhos administrativos organizando os setores com base em rodízio de profissionais, diversidade de horários e manutenção de quantitativo dentro do mínimo necessário para o atendimento às boas práticas de biossegurança e conforme Instrução Normativa SGP/SEDGG/ME nº 90, de 28 de setembro de 2021.

O Campus Rio Pomba se prepara para iniciar o Cenário 3 na próxima segunda-feira, 24 de janeiro. Todavia, torna-se importante ressaltar que, no dia 21 de janeiro, sexta-feira, haverá reunião do Comitê Central do Projeto Reencontro para avaliação de avanços ou adiamentos do início desse novo cenário.

Dias de Campo

Dia de Campo é um método planejado com objetivo de atividades formativas de ordem prática, com duração de até 8 horas/ dia. Essas atividades têm como objetivo oferecer uma série de práticas fundamentais para formação integral e omnilateral de estudantes do Ensino Médio Integrado impossibilitadas durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Nesse sentido, o Dia de Campo tem caráter formativo, motivacional, informativo e instrucional.

A partir dessa definição, os coordenadores e colegiados dos cursos estabeleceram os seguintes planejamentos:

• Curso Técnico em Agropecuária : três dias de campo (25, 26 e 27 de janeiro) com vagas para estudantes do terceiro ano e segundo ano do EMI, nesta ordem de prioridade;
  • Curso Técnico em Alimentos: oferta de oito oficinas para estudantes do terceiro ano do EMI;
  • Curso Técnico em Informática: atividade de campo no dia 26 de janeiro, com 32 vagas. As vagas são para terceiro, segundo e primeiro anos do Ensino Médio integrado, nesta ordem de prioridade;
  • Curso Técnico em Meio Ambiente: atividades de campo no dia 25 de janeiro, com vagas para terceiro, segundo e primeiro anos, nesta ordem de prioridade;
  • Curso Técnico em Zootecnia: duas atividades oferecidas por dia a partir de 24 de janeiro, com um dia para cada turma do EMI.

Mais informações encontram-se no SIGAA e diretamente com o coordenador do curso.

Cuidados

Na última semana, a Direção de Ensino realizou reuniões com estudantes, pais e responsáveis para esclarecimentos sobre o cenário e suas atividades.

Na próxima sexta-feira, dia 21, às 15h30, via Google Meet, o Setor de Saúde do Campus Rio Pomba oferecerá uma Roda de Conversa para inscritos nos Dias de Campo e para os estudantes da graduação selecionados para as aulas práticas do cenário 3.

Para a participação da atividade, além da inscrição, todo participante deverá preencher e entregar o termo de responsabilidade, utilizar máscara e álcool em gel.

Para cada curso os coordenadores destacam a necessidade das vestimentas próprias para atividades práticas: máscara, calça, camisa, sapato fechado, jaleco, entre outros.

As atividades serão certificadas pela Diretoria de Ensino e acompanhadas pelos Departamentos Acadêmicos.

registrado em: , , ,