Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > Campus Rio Pomba contará com 105 atletas na Etapa Local do JIF 2024
conteúdo

Geral

Campus Rio Pomba contará com 105 atletas na Etapa Local do JIF 2024

As competições acontecem no campus Barbacena, de 14 a 18 de outubro. Cerca de 800 estudantes de cursos técnicos e de graduação do IF Sudeste MG devem participar do JIF Etapa Local

No período de 14 a 18 de outubro atletas do campus Rio Pomba vão participar dos Jogos das Instituições Federais (JIF), Etapa Local, que acontece no campus Barbacena do IF Sudeste MG. A delegação do campus Rio Pomba é formada por 135 pessoas (105 alunos/atletas, 14 bolsistas de Educação Física e 6 professores).

As equipes competem nas modalidades de Atletismo, Basquete, Handebol, Futsal, Futebol de Campo, Voleibol, Vôlei de Praia, Xadrez e Tênis de Mesa.

A cerimônia de abertura será após os jogos do primeiro dia, 14 de outubro, às 19:30h, na quadra coberta do Campus Barbacena. Na ocasião, haverá apresentação das delegações, além de programação cultural.

De acordo com o professor Frederico Souzalima Caldoncelli Franco, Chefe de Delegação e representante do campus na Comissão Organizadora do JIF, seguindo o processo da Educação pelo Esporte, as equipes do campus Rio Pomba seguem para o JIF - Fase Local em Barbacena com o objetivo de aplicar a filosofia desenvolvida nos projetos esportivos do campus, que visa a formação do cidadão crítico participativo na sociedade por meio das práticas corporais dos esportes buscando vitórias com respeito aos adversários, arbitragem e expectadores.

Frederico Souzalima explica que "especialmente em 2024, focados nos estudantes do Ensino Médio, estaremos concluindo um ciclo de 3 anos pós-pandemia, que foi um período da retomada das práticas físicas. Este período foi muito impactante para nossos estudantes, que após 3 anos de retomada das atividades físicas aproximam seus comportamentos procedimentais e atitudinais mais próximo ao período pré-pandemia. Este resultado, por si só, já é considerado uma grande vitória!", completa.

De acordo com informações da Reitoria, a expectativa é que aproximadamente 800 estudantes de cursos técnicos e de graduação dos campi Barbacena, Juiz de Fora, Muriaé, Rio Pomba, Santos Dumont e São João del-Rei participem das competições.

Os regulamentos do JIF e à programação das competições pode ser acessada em: https://www.ifsudestemg.edu.br/documentos-institucionais/unidades/reitoria/pro-reitorias/extensao

Agenda cultural

Este ano estão programadas mais apresentações culturais, que serão feitas por grupos formados no âmbito de projetos extensionistas do Programa Institucional de Apoio à Extensão (PIAEX).

Confira a programação:
2ª feira: Apresentação de ginástica com os estudantes do Campus Santos Dumont.
3ª feira: Apresentação de dança dos estudantes dos cursos técnicos integrados de Hospedagem, Química e Agroindústria do Campus Barbacena. Título da apresentação: Pulsar brasileiro.
4ª feira: Batalha de breaking e workshop de break dance com a equipe do projeto de extensão Danças Urbanas, realizado nos campi Barbacena e Santos Dumont.
5ª feira: Apresentação de patinação artística com a equipe do projeto de extensão Roller Dancing.