Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > Campus Rio Pomba disponibiliza dados coletados na Estação Meteorológica

Campus Rio Pomba disponibiliza dados coletados na Estação Meteorológica

A mini estação, instalada em 2019, coleta dados de hora em hora que estão disponíveis para pesquisadores e interessados.

Estão disponíveis para pesquisadores, estudantes e produtores rurais, os dados obtidos na estação meteorológica automática instalada no campus Rio Pomba/IF Sudeste MG, em área do Departamento Acadêmico de Agricultura e Ambiente - DAAA. O aparelho registra dados horários da temperatura do ar (instantânea, máxima e mínima), precipitação, velocidade e direção do vento, pressão atmosférica e umidade relativa.

De acordo com a professora Marine Grossi, responsável pela estação, “os dados são coletados de hora em hora e, para a maioria das aplicações, é necessário convertê-los em dados diários, que ficam disponíveis para os interessados”, explica.

A mini estação foi instalada em 2019 no campus Rio Pomba. “Possuímos dados confiáveis a partir de janeiro de 2020. Temos dados manipulados até julho/2022 e a intenção é que possamos divulgá-los mensalmente, para que o próprio usuário faça a manipulação seguindo as orientações do vídeo que disponibilizamos”, completa Marine.

Para auxiliar no uso dos dados coletados, foi produzido e editado o vídeo "Orientações para manipulação dos dados meteorológicos", com apoio da estudante do 5º ano de Agroecologia, Raquel Ceroni Ferreira.

Os interessados em obter informações sobre a estação podem entrar em contato com a professora responsável pelo e-mail marine.grossi@ifsudestemg.edu.br.

Acesse AQUI o video explicativo.