Geral
Campus Rio Pomba adquire animais da espécie ovina
O campus Rio Pomba do IF Sudeste MG acaba de adquirir 13 animais da espécie ovina, sendo 1 macho (carneiro) e 12 fêmeas (10 borregas e 2 cordeiras) da raça Lacaune, a principal raça leiteira disponível no Brasil. "Considerando a tradição leiteira e queijeira de Minas Gerais, a presença de animais da espécie ovina no campus Rio Pomba, especialmente de aptidão para leite, é um marco histórico para a instituição", avaliam as Professoras Jusecléia Ferreira Lopes e Isabela Fonseca, do Departamento Acadêmico de Zootecnia.
De acordo com as professoras, nos últimos anos houve aumento de interesse de produtores por esta raça, com o objetivo de produzir derivados do leite ovino, visto que há uma maior concentração de sólidos totais neste leite. Isso permite a formulação de queijos, iogurtes, manteigas e sorvetes diferenciados. "Neste sentido, o Campus Rio Pomba buscará se tornar uma referência na criação dos ovinos e no processamento desta matéria prima", completa Jusecléia Lopes.
A aquisição também vai permitir, a partir de agora, que no Laboratório de Ovinocaprinocultura Leiteira do campus Rio Pomba sejam trabalhadas as atividades de ensino, pesquisa e extensão para atender as demandas dos diferentes departamentos da escola, bem como de outros setores da sociedade e instituições de ensino.




