Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > Campus Rio Pomba participa da Operação Onça Cabocla em municípios do norte de Minas

Equipes formadas por estudantes e professores estão atuando nas localidades de Coração de Jesus e Juramento, realizando cursos e oficinas para as comunidades atendidas nas ações do Projeto Rondon.

Um grupo formado por duas equipes compostas por 15 estudantes e quatro professores de diferentes cursos do campus Rio Pomba participa, no período de 11 a 28 de janeiro, da Operação Onça Cabocla do Projeto Rondon, que contempla 12 municípios pertencentes à área geográfica da cidade Montes Claros/MG, onde vão atuar 15 Instituições de Ensino Superior (IES), do estado de Minas Gerais e duas do estado de São Paulo.

As equipes do campus estão desenvolvendo ações de extensão nos municípios de Coração de Jesus e Juramento, nas áreas de Comunicação, Meio Ambiente, Tecnologia, Produção e Trabalho, oferecendo cursos e atividades que permitam o desenvolvimento de jovens e trabalhadores daquelas localidades. Entre elas: oficinas de Boas práticas na fabricação de alimentos, Compostagem, Produção de Iogurte com frutas nativas, Mídias Sociais, Nutrição Animal, Proteção de nascentes dentre outras, com o objetivo de formar multiplicadores e de troca de saberes.

Equipes do campus Rio Pomba

Participam da equipe de Coração de Jesus os professores Onofre Barroca (Coordenador) e André Narvaes (Coordenador Adjunto) e os estudantes Gabriel Junio de Araujo Cabral (Ciência e Tecnologia de Alimentos), Karine Medina Souza (Ciência e Tecnologia de Alimentos), Thábata Emanuelle Fernandes (Agroecologia), João Pedro Prezotti Gomes (Ciência e Tecnologia de Laticínios), Thaís Rodrigues Gonzaga (Ciências da Computação), Lucas José Oliveira de Brito (Educação Física), Ana Clara Vilela de Souza (Direito).

Participam da equipe que está em Juramento, MG os professores Paulo Sergio de Souza e Silva (Coordenador), Leonardo da Fonseca Barbosa (Coordenador Adjunto) e os estudantes Bruna Leitoguinho Fernandes (Ciência e Tecnologia de Alimentos), Maria de Lara Dias Brunório (Ciência e Tecnologia de Alimentos), Daniel José Amóglia Pires (Zootecnia) Neidieli Oliveira Azevedo (Ciências da Computação), Gabriel José dos Santos Reis (Agroecologia), Charles Antônio Pontes da Silva (Ciência e Tecnologia de Laticínios), Sátila de Souza Faustino (Ciência e Tecnologia de Alimentos) e Juliana Ferreira Alves Romualdo (Ciência e Tecnologia de Alimentos).

Operação Onça Cabocla

O nome do Projeto presta homenagem ao Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon (1865-1958), que foi um militar sertanista e engenheiro, famoso por sua exploração de Mato Grosso e da Bacia Amazônica Ocidental e por seu apoio vitalício às populações indígenas brasileiras.

A Operação Onça Cabocla, do Projeto Rondon, contará com a participação de 252 professores e estudantes universitários, chamados “rondonistas”, que realizarão, de forma voluntária, ações que contribuirão para o desenvolvimento sustentável nas comunidades contempladas, por meio do emprego das habilidades universitárias, cooperando significativamente com o Desenvolvimento Nacional.

Os rondonistas estão organizados em três Conjuntos – A (Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde), B (Comunicação, Meio Ambiente, Tecnologia e Produção e Trabalho) e C (Comunicação Social). As equipes que integram os Conjuntos A e B desenvolverão uma série de atividades, palestras e oficinas em 12 municípios do Norte de Minas: Brasília de Minas, Coração de Jesus, Glaucilândia, Guaraciama, Itacambira, Japonvar, Jequitaí, Juramento, Olhos D’Água, São João da Lagoa, São João da Ponte e São João do Pacuí. Já o Conjunto C, será o responsável pela cobertura jornalística e produção de conteúdo do Projeto, indo aos 12 municípios.

As primeiras experiências

Os rondonistas voluntários do IF Sudeste MG/Campus Rio Pomba, saíram às 5h30 no dia 10, chegando ao 55º Batalhão de Infantaria, em Montes Claros, a sede da Operação, no início da noite. Na bagagem, uma carga de expectativa e empolgação. Já no dia seguinte, as equipes do Conjunto B iniciaram as atividades de preparação das Oficinas. Após o período de instruções, os rondonistas do campus se dirigiram, no dia 13 de janeiro, para os municípios de Coração de Jesus e Juramento onde devem permanecer até o dia 25.

O Projeto Rondon

O Projeto Rondon é uma ação interministerial de cunho estratégico do Governo Federal, coordenada pelo Ministério da Defesa, destinada a contribuir com o desenvolvimento da cidadania nos estudantes universitários, empregando soluções sustentáveis para a inclusão social e a redução de desigualdades regionais e visando ao fortalecimento da Soberania Nacional.

Em Minas Gerais, o Projeto Rondon iniciou as atividades em 2006, com a Operação Minas Gerais. Desde então já ocorreram mais seis operações: Centenário da Comissão Rondon em 2007; Norte de Minas/Salinas e Norte de Minas/Montes Claros em 2008; Verão em 2009; Operação Catopê em 2014 e Operação Rondon Minas Gerais em 2022.

A iniciativa envolve os ministérios que compõem o Comitê de Orientação e Supervisão do Projeto Rondon, sob a coordenação do Ministério da Defesa, e contando com a parceria do Governo do Estado de Minas Gerais e dos municípios participantes. Conta, também, com o apoio do Exército Brasileiro, representado pelo 55º Batalhão de Infantaria, Organização Militar do Comando Militar do Leste.

Fontes: Comunicação (UFV) e Ministério da Defesa