Geral
Campus Rio Pomba sedia atividades pré-Fórum Franco-Brasileiro Ciência e Sociedade
O Campus Rio Pomba do IF Sudeste MG dá início às atividades que antecedem o VIII Fórum Franco-Brasileiro Ciência e Sociedade, a ser realizado no campus Bambuí do IFMG, de 19 a 24 de outubro. Nesta edição, o campus Rio Pomba exerce o papel de anfitrião das comitivas multicampi e internacional, promovendo atividades acadêmicas, culturais e visitas técnicas voltadas à temática central do Fórum: “Sistemas alimentares e mudanças climáticas: desafios e perspectivas.”
Nesta terça-feira, 14/10, a comitiva composta por quatro professores e 8 estudantes franceses, além de 11 servidores e estudantes do IF Sudeste MG, participaram no campus de atividades técnicas e culturais como parte da programação do Fórum. Na parte da manhã, a comitiva foi recebida com uma solenidade no Anfiteatro do Prédio Central, com a presença do Pró-reitor de Extensão, José Manoel Martins, o Diretor-geral do campus, André Narvaes, o representante da Diretoria de Relações Internacionais, Pedro Damasceno, além de gestores, professores e estudantes do campus.
O Coral Vozes do Vale, regido pelo músico Diego Diogo, fez uma bela apresentação que emocionou o público presente, com um repertório composto de músicas brasileiras. Na parte da tarde, foram programadas visita técnica guiada para reconhecimento das instalações do campus Rio Pomba e um café compartilhado para troca de experiências. O grupo participa de um jantar e noite cultural, com atividades como projeção de filmes e apresentações artísticas.
Nos dias 15 e 16 a comitiva segue para visitas aos campi Barbacena e Muriaé, respectivamente, onde participam de visitas técnicas, e atividades culturais e acadêmicas. Retornam ao campus Rio Pomba para atividades de avaliação e preparação para o Fórum, incluindo a realização de oficinas e produção de materiais acadêmicos e artísticos. No dia 19 de outubro o grupo viaja para o Campus Bambuí do IFMG, onde será realizado o VIII Fórum Ciência e Sociedade até o dia 24 de outubro.
O Fórum
O VIII Fórum Franco-Brasileiro Ciência e Sociedade é um evento de caráter internacional, que nesta edição espera reunir cerca de 250 participantes, entre estudantes, professores e pesquisadores do Brasil e da França em um diálogo sobre ciência, sustentabilidade e cooperação. Desde sua criação, em 2005, o evento se propõe a aproximar a ciência da sociedade, estimulando reflexões e ações conjuntas sobre temas de impacto social, ambiental e cultural.
O evento marca um momento simbólico: além de celebrar os 20 anos de criação do Fórum, integra o calendário oficial das comemorações dos 200 anos de relações diplomáticas entre os dois países, dentro do “Ano do Brasil na França e Ano da França no Brasil”.
Os debates e atividades serão organizados em torno de três subtemas:
• Protagonismo individual e coletivo no enfrentamento das alterações climáticas, destacando o papel das comunidades e instituições na construção de soluções para a crise ambiental;
• Tecnologias e estratégias para uma produção agrícola sustentável, com foco em práticas que aliem produtividade e conservação dos ecossistemas;
• Gestão de recursos naturais, envolvendo o uso racional de água, solo e insumos agrícolas.




