Geral
Cerimônia simbólica dá posse ao Diretor-Geral do campus Rio Pomba/IF Sudeste MG
Em cerimônia simbólica realizada nesta sexta-feira, 30 de maio, foi empossado o Diretor-Geral André Narvaes Campos, que vai conduzir o Campus Rio Pomba do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais na Gestão 2025-2029. O evento ocorreu no Salão Nobre, aberto à comunidade interna e externa. Na composição da mesa solene as presenças do reitor recém-eleito, Valdir José da Silva; o pró-reitor de extensão e ex-Diretor do campus Rio Pomba, José Manoel Martins; o prefeito do município de Rio Pomba, Fernando Antonio Dutra Macedo e o presidente da Câmara Municipal, vereador Ivan Ferreira Martins.
Segundo André Narvaes, “agora o momento é de união para enfrentar os desafios que virão nos próximos anos”. Agradeceu aos familiares, à sua esposa e aos pais que foram responsáveis por sua formação. Lembrou do trabalho importante realizado pelo seu antecessor, professor José Manoel Martins, e destacou “a capacidade produtiva do campus Rio Pomba, com seus mais de 30 cursos e modalidades e seu papel na formação de jovens e adultos do município e da região. Reconhecemos a importância de ampliar parcerias, principalmente com o município, que já atua em conjunto com o campus em diversos projetos”.
Nas palavras do reitor do IF Sudeste MG, Valdir Silva, “o campus Rio Pomba é uma referência para o IF Sudeste MG, por ser o mais verticalizado, ofertando de curso FiC ao doutorado. Isso é fruto de um trabalho da sociedade, dos servidores, dos estudantes e de todos que passaram por aqui. Trago a força da nossa equipe (reitoria) e a disposição de estarmos muito próximos dos campi nos próximos anos”, enfatizou.
O novo Diretor
André Narvaes é agrônomo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), com mestrado e doutorado em Microbiologia Agrícola na mesma instituição (Bolsa Capes). Realizou período sanduíche durante o doutorado na UMR1136 - Interações árvores-microrganismos do INRA/Nancy/França. Realizou o pós-doutorado no Departamento de Fisiologia Vegetal da UFV. Em 2010, ingressou no IF Sudeste MG como professor de cursos da área agrícola e ambiental. Participou do estágio de docentes em Pesquisa Aplicada no Canadá (Bolsa do Programa de Desenvolvimento de Pesquisa Aplicada - SETEC/CAPES). Participou da Capacitação em Gestão da Inovação realizado pela SETEC-MEC em parceria com a CSIRO. Atua no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos e no ProfEPT do IF Sudeste MG. Tem experiência na gestão de Instituições Federais de Ensino. Atuou como Coordenador de curso técnico EaD, Coordenador do curso de gradução em Agronomia, Gerente de Pesquisa e Pós-graduação, Coordenador Geral de Graduação, Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação do Campus Rio Pomba e Pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IF Sudeste MG.
O campus
O Campus Rio Pomba surgiu, com este nome, a partir da criação dos Institutos Federais em 2008. Porém, nossa história começa bem antes. Em 16 de agosto de 1962, por intermédio do deputado Ultimo de Carvalho junto ao Governo Federal, foi inaugurada a Escola Agrícola de Rio Pomba. Com estrutura de escola-fazenda, o objetivo era oferecer aos jovens uma possibilidade de formação na área agrária, foco da economia local.
Com o passar dos anos, a instituição ganhou nomes diferentes (Ginásio Agrícola, Colégio Agrícola, Escola Agrotécnica Federal), mas sempre visando a capacitação profissional. No final da década de 90, a instituição já não se centrava apenas nos cursos rurais, ofertando outras formações, como na área de informática.
Em 2002, passou a ser Centro Federal de Educação Tecnológica de Rio Pomba (Cefet RP). Isto permitiu a oferta do primeiro curso de graduação: Tecnologia de Laticínios. A partir de 2008, nos unimos à Escola Agrotécnica de Barbacena e ao Centro Técnico Universitário de Juiz de Fora, formando o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais. Com esta nova instituição, aumentou a gama de cursos ofertados. Atualmente, são cerca de 30 formações profissionalizantes presenciais e a distância, de níveis técnico, graduação e pós-graduação (lato e stricto sensu), além de um doutorado.