Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > Curso de Educação Física realiza II Festival de Natação no CIEL de Rio Pomba

Curso de Educação Física realiza II Festival de Natação no CIEL de Rio Pomba

Estudantes do 4º período do curso de Educação Física do campus Rio Pomba promoveram no último sábado, 9/12, o II Festival de Natação em parceria com a Prefeitura de Rio Pomba. Cerca de 40 crianças participaram nas modalidades nado livre, costas e peito, num total de 15 provas realizadas.

Estudantes do 4º período do curso de Educação Física do campus Rio Pomba/IF Sudeste MG, promoveram no último sábado, 9/12, o II Festival de Natação em parceria com a Prefeitura de Rio Pomba. As atividades estão incluídas na parte prática da disciplina Atividades Aquáticas, ministrada pelo professor Dr. Carlos Magno.

O festival contou com a participação dos alunos do projeto de natação da Prefeitura, conduzido pelo professor Gustavo, e escolas de natação convidadas. Estiveram presentes aproximadamente 40 crianças que participaram nas modalidades nado livre, costas e peito, num total de 15 provas realizadas.

De acordo com o professor Carlos Magno, essa foi a primeira vez que o evento ocorreu em parceria com o curso de Educação Física do campus Rio Pomba. "Já estamos nos organizando para o próximo ano, a parceria irá continuar e ao final de cada ano. Queremos proporcionar aos alunos do curso a experiência de organizar um festival de natação e  aos atletas de natação de Rio Pomba a oportunidade de participar de um festival. Isso incentiva a prática esportiva da modalidade, que além de ser um esporte, também é focada na segurança, pois quando a criança aprende a nadar vários acidentes podem ser evitados, principalmente em piscinas residenciais e clubes", explica.

O professor destaca a importância dos estudantes trabalharem em equipe e se envolverem em projetos com a comunidade externa. "A organização de um festival de natação requer a participação de muitas pessoas, entre locutor, árbitro de partida, árbitro de nado e cronometristas. Além disso, esses mesmos alunos passam todo o semestre auxiliando nas aulas para os alunos do projeto, aprendendo na prática como é o ensino da natação. Também é uma oportunidade de divulgação do projeto da Prefeitura, que oferece aulas de natação para a comunidade, além de incentivar os alunos a manterem a prática esportiva. Ter um evento em que eles podem competir e confraternizar é importante para mantê-los motivados", ressalta.