Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > Egressos do campus Rio Pomba são aprovados em mestrados na área de Matemática

Egressos do campus Rio Pomba são aprovados em mestrados na área de Matemática

Ex-alunos do curso de Licenciatura em Matemática, Jefferson de Melo Batista, Tatiana Martins Dias e Mariléa Martins, foram aprovados em programas de mestrado em universidades federais de destaque no cenário nacional.

Ao final de cada ano letivo, a comunidade acadêmica aguarda com ansiedade as boas notícias dos estudantes que participam de vestibulares e seleções de pós -graduação em instituições de ensino em todo o Brasil. É o momento de constatar, com grande satisfação, o bom desempenho dos alunos que se formam no campus Rio Pomba em vários níveis e modalidades.  Os  exemplos mais recentes vêm do curso de Licenciatura em Matemática. Recém-formados, Jefferson de Melo Batista e Tatiana Martins Dias, foram aprovados nos processos seletivos dos programas de Mestrado em Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

De acordo com a Coordenadora Geral de Graduação, Wellingta Benevenuto, "é uma honra a aprovação dos egressos de nossos cursos de graduação em programas de Mestrado e Doutorado de renomadas instituições de ensino e pesquisa do país. Este resultado é, sem dúvida, fruto do esforço e dedicação dos nossos discentes e de todos os servidores que fazem parte de uma instituição comprometida, ao longo de seus 60 anos de existência, com a qualidade e a excelência do ensino público oferecido", completa.

Jefferson relata que, durante o curso, adquiriu muitos conhecimentos e teve oportunidade não só de elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso  (TCC), mas de participar do Pibid, do Programa Residência Pedagógica, de um projeto de Iniciação Científica e atuar como monitor em duas disciplinas. "Ao longo do curso de Licenciatura em Matemática, eu sempre almejei cursar um Mestrado. Graças a qualidade do ensino ofertado no IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba e aos professores, que sempre me incentivaram, pude ser aprovado no Mestrado em Matemática da UFMG e da UFV. Eu acredito que, além de possibilitar a aquisição de novos conhecimentos no contexto da Matemática, o mestrado será um investimento que contribuirá para minha formação acadêmica e profissional", aposta.

A estudante Tatiana parece concordar quando o assunto é a oferta de oportunidades no campus Rio Pomba. "Tive muitas oportunidades que contribuíram, e muito, para a minha formação. Atuei em alguns projetos,  fui monitora em três disciplinas e participei de eventos. Foram quatro anos de muito aprendizado, não posso deixar de destacar a qualidade do ensino do IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba, que conta com excelentes profissionais.  Destaco também o incentivo dos professores para a continuidade da formação profissional.  Fui aprovada em programas de mestrado da UFV e UFMG. Uma grande conquista e com ela novos desafios!" comemora.

Mariléa Martins também é egressa do curso de Licenciatura em Matemática do campus Rio Pomba. Formada em 2021, ela acaba de ser aprovada no Mestrado em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF. "Minha trajetória no IF foi de muito aprendizado, tanto profissional quanto pessoal. Sempre tive apoio e incentivo dos professores em várias situações. Eles sempre nos encorajavam a buscar por especializações, pelo mestrado e doutorado depois que saíssemos dali, e foi a partir daí que meu sonho pela aprovação no mestrado começou. Então, o campus Rio Pomba teve um papel muito importante para que isso pudesse acontecer. Além disso, todo o aprendizado adquirido foi colocado em prática em todo o processo", enfatiza Mariléa.

Para os estudantes que buscam uma boa formação acadêmica e profissional, Mariléa deixa um recado: "com certeza eu incentivaria o estudo no IF Sudeste MG, pois, por experiência própria, posso dizer que o ensino é de muita qualidade e os professores são muito capacitados para nos orientar e nos ensinar, não só sobre os conteúdos, mas também sobre a vida. Passar passar pelo IF é também passar por um crescimento pessoal!", completa.

Conheça o curso Licenciatura em Matemática

O curso de Licenciatura em Matemática do campus Rio Pomba tem como principal objetivo a formação de professores para atuação na Educação Básica. É gratuito, com duração prevista de 4 anos, integralizando uma carga horária de 3223 horas. É oferecido  de forma presencial, no período noturno, o que proporciona o ingresso de estudantes que desejam conciliar trabalho e estudo.

O curso conta com um vasto leque de oportunidades, como projetos de ensino, pesquisa e extensão, além dos programas PIBID e Residência Pedagógica, que são ofertados pela Capes. Estas atividades visam complementar a formação adquirida, buscando integrar a teoria à prática, além de fornecer subsídios àqueles que almejam prosseguir na carreira acadêmica. Além da aquisição de conhecimentos, esses projetos e programas ofertam bolsas de auxílio financeiro, o que contribui para a manutenção dos estudantes nestas atividades, assim como no curso.

O corpo docente é formado, em sua maioria, por mestres e doutores, com formações diversificadas, o que permite aos estudantes abranger suas experiências em áreas como Educação, Educação Matemática, Física, Matemática Pura ou Aplicada e Estatística.  Um grande diferencial é a relação professor-aluno, que se dá por meio de uma interação frequente e um canal de diálogo sempre aberto.

Saiba mais AQUI