Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > Estudante do campus Rio Pomba aprovada em Mestrado em Matemática na UFJF
conteúdo

Geral

Estudante do campus Rio Pomba aprovada em Mestrado em Matemática na UFJF

Formanda em Licenciatura em Matemática, Teresa Soares Moura, vai se dedicar à linha de pesquisa “Ensino e aprendizagem da Matemática, análise dos condicionantes da sala de aula e intervenção pedagógica em Matemática”

Hoje é dia de aplausos para a nossa formanda em Licenciatura em Matemática, Teresa Soares Moura, recém aprovada no Curso de Mestrado Profissional em Educação Matemática, ligado ao Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF. Teresa vai se dedicar à linha de pesquisa “Ensino e aprendizagem da Matemática, análise dos condicionantes da sala de aula e intervenção pedagógica em Matemática”. 

A conquista coroa o histórico rico da estudante, repleto de participações em atividades como monitoria, comissão do ECEM, apresentações de trabalhos em eventos nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão, além de Iniciação científica e Residência Pedagógica. "Durante todo o período de graduação, aproveitei diversas oportunidades que me foram oferecidas. Fui monitora da disciplina Currículo, Planejamento e Avaliação, participei como membro da comissão organizadora do ECEM (Encontro Cientifico de Educação e Matemática). Realizei apresentações de pôsteres e apresentação oral, e em 2024 conquistei o primeiro lugar de apresentação oral com o trabalho de maior pontuação", comemora.

A estudante também apresentou trabalho oralmente no XV Simpósio, o que rendeu um convite para publicação do trabalho "O Ensino de frações por meio de jogos e tecnologias: um estudo de estado da arte a partir da BNCC" na próxima edição do livro do evento. "Tive a primeira experiência em Iniciação cientifica com a professora Paula Reis de Miranda, que me motivou a pesquisar mais sobre a inclusão. Na pesquisa, trabalhamos com o ensino de frações através de jogos. Foi um momento enriquecedor, pois montei dois e-book, um para atividades digitais, outro para atividades impressas, observando a melhor forma de atender diferentes realidades em que escolas e professores se encontram. O outro trabalho de Iniciação Cientifica ainda está em andamento, sobre o "Programa Residência Pedagógica na Formação Inicial dos Futuros Professores de Matemática", com orientação do Professor Marcos Pavani", explica.

Para Teresa, o IF Sudeste MG foi mais do que a instituição onde conseguiu sua graduação. "Foi o ambiente onde os professores me inspiraram a criar novas metas e encontrar algumas aptidões. Eu só tenho nesse momento sentimento de gratidão pelos ensinamentos, inspirações e companheirismo que foi o que eu conquistei com o campus Rio Pomba”, ressalta.

A motivação para tanta dedicação aos estudos vem da própria filha de 7 anos, Rebeca Neide, que possui o Transtorno do Espectro Autista (TEA). “Dedico todas as minhas conquistas e aprendizado a minha filha, inclusive ela foi minha inspiração para o projeto apresentado na seleção do mestrado”, explica. Teresa quer investigar o impacto de metodologias lúdicas no ensino de Matemática para alunos do ensino básico, com um enfoque especial na inclusão de alunos na mesma situação de Rebeca. A pesquisa será guiada pela seguinte pergunta: "Como o uso de metodologias lúdicas no ensino de Matemática pode promover a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na sala de aula?"

O objetivo de Teresa é compreender como essas estratégias podem promover a participação ativa e a construção de significados matemáticos pelos estudantes, respeitando suas particularidades, "pois ao alcançar a compreensão de todos os interessados envolvidos, inclusive os que possuem alguma deficiência, chegaríamos a um momento de realização do ensino/aprendizagem. Não seria apenas um suporte, mas sim um canal sensorial com o qual os alunos apresentassem maior facilidade em compreender informações, como também uma ferramenta de mediação entre alunos e conhecimento matemático", completa.