Geral
Estudante do campus Rio Pomba aprovada em Mestrado em Matemática na UFJF
Hoje é dia de aplausos para a nossa formanda em Licenciatura em Matemática, Teresa Soares Moura, recém aprovada no Curso de Mestrado Profissional em Educação Matemática, ligado ao Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF. Teresa vai se dedicar à linha de pesquisa “Ensino e aprendizagem da Matemática, análise dos condicionantes da sala de aula e intervenção pedagógica em Matemática”.
A conquista coroa o histórico rico da estudante, repleto de participações em atividades como monitoria, comissão do ECEM, apresentações de trabalhos em eventos nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão, além de Iniciação científica e Residência Pedagógica. "Durante todo o período de graduação, aproveitei diversas oportunidades que me foram oferecidas. Fui monitora da disciplina Currículo, Planejamento e Avaliação, participei como membro da comissão organizadora do ECEM (Encontro Cientifico de Educação e Matemática). Realizei apresentações de pôsteres e apresentação oral, e em 2024 conquistei o primeiro lugar de apresentação oral com o trabalho de maior pontuação", comemora.
A estudante também apresentou trabalho oralmente no XV Simpósio, o que rendeu um convite para publicação do trabalho "O Ensino de frações por meio de jogos e tecnologias: um estudo de estado da arte a partir da BNCC" na próxima edição do livro do evento. "Tive a primeira experiência em Iniciação cientifica com a professora Paula Reis de Miranda, que me motivou a pesquisar mais sobre a inclusão. Na pesquisa, trabalhamos com o ensino de frações através de jogos. Foi um momento enriquecedor, pois montei dois e-book, um para atividades digitais, outro para atividades impressas, observando a melhor forma de atender diferentes realidades em que escolas e professores se encontram. O outro trabalho de Iniciação Cientifica ainda está em andamento, sobre o "Programa Residência Pedagógica na Formação Inicial dos Futuros Professores de Matemática", com orientação do Professor Marcos Pavani", explica.
Para Teresa, o IF Sudeste MG foi mais do que a instituição onde conseguiu sua graduação. "Foi o ambiente onde os professores me inspiraram a criar novas metas e encontrar algumas aptidões. Eu só tenho nesse momento sentimento de gratidão pelos ensinamentos, inspirações e companheirismo que foi o que eu conquistei com o campus Rio Pomba”, ressalta.
A motivação para tanta dedicação aos estudos vem da própria filha de 7 anos, Rebeca Neide, que possui o Transtorno do Espectro Autista (TEA). “Dedico todas as minhas conquistas e aprendizado a minha filha, inclusive ela foi minha inspiração para o projeto apresentado na seleção do mestrado”, explica. Teresa quer investigar o impacto de metodologias lúdicas no ensino de Matemática para alunos do ensino básico, com um enfoque especial na inclusão de alunos na mesma situação de Rebeca. A pesquisa será guiada pela seguinte pergunta: "Como o uso de metodologias lúdicas no ensino de Matemática pode promover a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na sala de aula?"
O objetivo de Teresa é compreender como essas estratégias podem promover a participação ativa e a construção de significados matemáticos pelos estudantes, respeitando suas particularidades, "pois ao alcançar a compreensão de todos os interessados envolvidos, inclusive os que possuem alguma deficiência, chegaríamos a um momento de realização do ensino/aprendizagem. Não seria apenas um suporte, mas sim um canal sensorial com o qual os alunos apresentassem maior facilidade em compreender informações, como também uma ferramenta de mediação entre alunos e conhecimento matemático", completa.