Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > Estudante do campus Rio Pomba aprovado em quatro universidades federais, entre os cursos estão Medicina e Direito

Caio Lana Macedo, de 19 anos, concluinte do curso Técnico em Alimentos, conquistou vagas na Universidade Federal de Juiz de Fora para cursar Medicina; na Universidade Federal de Lavras, em Direito; IF Sudeste MG/campus Rio Pomba e Universidade Federal de Viçosa, no curso de Ciência e Tecnologia de Laticínios e na Faculdade Dinâmica, para estudar Psicologia.

"Tudo tem o seu tempo determinado e há tempo para todo o propósito debaixo do céu" (Eclesiastes 3:1). Para o estudante do campus Rio Pomba/IF Sudeste MG, Caio Lana Macedo, de 19 anos, o versículo traduz a fé e a disciplina, fatores determinantes para o grande sucesso alcançado nos vestibulares que prestou em 2023. Concluinte do curso Técnico em Alimentos, Caio foi aprovado em quatro universidades federais e uma instituição particular de ensino, conquistando vagas na Universidade Federal de Juiz de Fora para cursar Medicina; na Universidade Federal de Lavras, em Direito; IF Sudeste MG/campus Rio Pomba e Universidade Federal de Viçosa,  no curso de Ciência e Tecnologia de Laticínios e na Faculdade Dinâmica, para estudar Psicologia.

Filho de uma família humilde do município de Ponte Nova (MG), Caio tem um irmão com dois anos de idade e uma irmã, que também estuda no campus Rio Pomba e está concluindo a graduação no curso de Administração. “Meus pais foram os grandes incentivadores. Como eles não têm muito estudo, não costumavam seguir minha trajetória escolar, por não ter conhecimento de certas coisas. Mas foram eles que me deram suporte e apoio para sempre continuar. E essas aprovações representam uma chance de dar uma vida melhor para eles”, completa.

Caio tem a certeza de que esperar para poder ingressar no curso que queria no campus Rio Pomba foi a melhor decisão. Após ter sido reprovado em 2019 no processo seletivo para cursar Zootecnia, o estudante não desistiu e alcançou seu objetivo em 2020, desta vez ingressando no curso Técnico em Alimentos. “Foi uma das melhores decisões que tomei. Esse "tempo perdido" me levou ao curso certo e me colocou em contato com as pessoas certas, no momento certo. Se não tivesse esperado esse um ano, quem sabe onde estaria agora? Para alguém que frequentou três escolas públicas diferentes do 9° ao 1° ano e depois chegou ao IF Sudeste MG, parece o paraíso! A qualidade de ensino é excelente, há várias oportunidades extracurriculares (estágio, projetos de ensino, intercâmbio) e os professores são maravilhosos. Sério, a equipe de professores é tão incrível que dá vontade de nunca mais sair de lá”, enfatiza.

A Diretora de Ensino do campus Rio Pomba, professora Paula Reis de Miranda, é um misto de orgulho e satisfação com os resultados alcançados pelo estudante. “Para nós, servidores do campus Rio Pomba, a vitória do Caio, como a de vários de nossos estudantes, significa que nosso trabalho é gratificante. Todo estudante que se dedica e aproveita as oportunidades ofertadas pela instituição pode sonhar e voar alto. Em nome de todos os servidores desejo muito sucesso ao Caio e todos os egressos do Campus Rio Pomba! Desejo também boas-vindas aos ingressantes, muito empenho e realizações neste ano letivo que se inicia! Nossa gratidão por terem escolhido o campus Rio Pomba!”, ressalta.

Boas oportunidades

No período em que estudou no campus Rio Pomba, Caio participou do projeto de Ensino, coordenado pelo professor Paulo Bomtempo Júnior, sobre "Criação de modelos no laboratório IFMaker para o ensino de Biologia”, juntamente com o estudante Cléver Guimarães Cardoso Filho, do curso de Ciência da computação, e os professores Gustavo Henrique da Rocha Reis e Marjorye Polinati da Silva Vecchi. O estudante também participou de monitoria no terceiro ano, atuando como monitor da disciplina de Biologia para as turmas do 1º e 2° anos.

Em agosto de 2023 o estudante participou de um intercâmbio realizado no campus Inconfidentes do IFSULDEMINAS. Lá, o grupo do campus Rio Pomba pôde acompanhar os trabalhos nos setores de suinocultura, de bovinocultura de corte e de leite, além de ações no Laboratório de Análises de Solos e na Incubadora de Empresas (INCETEC). Os intercambistas desenvolveram trabalhos na Olericultura e no setor de beneficiamento de sementes e recuperação de Áreas de Proteção Permanente (APP). Visitaram ainda o Projeto de Cafeicultura e acompanharam os trabalhos no Setor de Laticínios.

O estudante acredita que soube aproveitar as oportunidades que a instituição lhe ofereceu e distinguir o que era realmente importante. “Aprendi a valorizar imensamente o lugar que desejei frequentar e onde consegui estudar. Isso me fez valorizar cada oportunidade, cada segundo, cada professor, cada momento na instituição. Como resultado, fui aprovado em diversas universidades. Não por ser inteligente, mas sim por saber reconhecer o ambiente em que estava e, o mais importante, por dedicar-me e manter disciplina em meus estudos”, explica.

Qual é o segredo?

O estudante acredita que tudo acontece no momento certo e que é preciso acreditar nisso, tendo foco e disciplina. “Aprendi nestes últimos anos que ao entregar meus planos a Deus, tudo dá certo. Pode não ser no meu tempo, mas é no tempo Dele. O conselho que dou para fazer o melhor vestibular é valorizar o ensino médio. Não faz sentido uma pessoa fazer um cursinho para ver exatamente as mesmas coisas que veria em sala. Foi assim que me preparei, evitando ao máximo faltar às aulas e buscando entender os conteúdos. Chegava em casa, revisava os materiais específicos dos vestibulares que iria fazer, como a resolução de exercícios anteriores. Afinal, não adianta chegar na hora da colheita para colher se não tiver plantado nada”, conclui.