Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > Estudantes de Agroecologia do Campus Rio Pomba participam da XII TROCA DE SABERES (UFV)

No dia 14 de julho, o Campus Rio Pomba do IF Sudeste MG participou do XII Troca de Saberes, da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Este é um evento organizado por professores e estudantes da UFV, em parceria com diversas organizações sociais ligadas ao movimento agroecológico, que, há mais de 10 anos, ocorre de forma simultânea e integrada à programação da Semana do Fazendeiro, ação que ocorre há mais de 90 anos e atrai público de diversas regiões do país.

Conforme está descrito no site da Semana do Fazendeiro, a Troca de Saberes é um combinado de atividades que organiza participantes em grupos temáticos, proporcionando-lhes a oportunidade de apresentar, socializar e discutir suas experiências, conhecimentos tradicionais e práticas de sucesso relacionados à agricultura. O evento une o conhecimento técnico e o popular e contribui para a construção, a promoção e o fortalecimento da agroecologia enquanto prática, ciência e movimento, especialmente na região da Zona da Mata mineira.

Os estudantes Alexandre Leão, Bruna Alves Prado Martins e Nayara Cristina Pereira levaram o projeto de pesquisa “Estudo da qualidade do solo em diferentes condições de manejo no IF sudeste MG Campus Rio Pomba e validação da cromatografia de Pfeiffer”, sob a coordenação do professor Lucas Teixeira Ferrari. O projeto foi contemplado com uma bolsa de Iniciação Científica por meio do edital 10/2020 (PROPPI). O grupo promoveu uma Instalação Artístico-Pedagágica (IAP), por meio de webconferência (google meet), em que participaram 20 pessoas, entre estudantes e professores de localidades diversas.

IAP

De acordo com o Caderno de Metodologias, Inspirações e Experimentações na Construção do Conhecimento Agroecológico, publicado pela ABA (Associação Brasileira de Agroecologia), a IAP é uma forma dinâmica, rápida e simples de construir um cenário que estimula ambientes de interação e interatividade, valorizando conteúdos produzidos coletivamente em diferentes momentos, rompendo com a lógica exclusiva da oralidade.

Cromatografia de Pfeiffer

Nesse sentido, o objetivo da IAP foi apresentar e discutir a tecnologia da Cromatografia de Pfeiffer no contexto da agroecologia, de forma lúdica e interativa. A Cromatografia de Pfeiffer é uma ferramenta de análise de solo que aborda a fertilidade de maneira ampla e multidimensional, atentando para aspectos da física, química e biologia do solo. O método auxilia agricultores e técnicos na tomada de decisão, na medida em que fornece meios para a observação profunda do impacto do histórico de uso das terras agricultáveis por meio de uma fotografia, o cromatograma. A interpretação do cromatograma exige um exercício de reflexão, que faz pensar sobre quais boas práticas dispor para que os solos abriguem e nutram a vida que nele habita e dele depende.

Fonte: Caderno de Metodologias, Inspirações e Experimentações na Construção do Conhecimento Agroecológico