Geral
Estudantes do campus Rio Pomba participam da 16ª Troca de Saberes na UFV
Uma caravana de estudantes do IF Sudeste MG/Campus Rio Pomba participou, entre os dias 11 e 14 de julho, da 16ª edição da Troca de Saberes, realizada na Universidade Federal de Viçosa (UFV), durante a tradicional Semana do Fazendeiro. O evento, promovido pelo Núcleo de Educação do Campo e Agroecologia (ECOA/UFV), em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFV, é um dos mais importantes encontros do movimento agroecológico da Zona da Mata mineira, reunindo agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais, pesquisadores, estudantes e movimentos sociais.
A caravana do campus Rio Pomba foi composta por 10 estudantes de graduação, sendo 8 do curso de Direito, um de Agroecologia e um de Agronomia. A participação foi organizada pela estudante de Direito e remanescente quilombola, Maria Nazaré Barbosa, com o apoio do professor Lucas Ferrari, do técnico administrativo, Brauly Martins, e a logística de transporte viabilizada pela Diretoria de Administração.
Durante o evento, os participantes puderam dialogar com agricultores familiares, debater sobre agroecologia e agricultura familiar camponesa, além de participar da Feira de Troca de Sementes Crioulas e da Mesa da Partilha, com alimentos agroecológicos. As atividades culturais – como tambores de Congado, Folia, Capoeira e manifestações de povos indígenas e quilombolas – também marcaram o encontro, reafirmando a importância da agroecologia e do diálogo de saberes.
A participação do Campus Rio Pomba reforça o compromisso institucional com a extensão universitária, a valorização dos saberes tradicionais e o fortalecimento de práticas sustentáveis na agricultura familiar.
Fotos: Maria Nazaré




