Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > Estudantes do campus Rio Pomba se destacam na 40ª Exposição Agropecuária do município
conteúdo

Geral

Estudantes do campus Rio Pomba se destacam na 40ª Exposição Agropecuária do município

Manejo das vacas Mococa e Noite resultou em um aumento na produção de leite, que passou de 30 kg para 41 kg durante a competição, representando um crescimento de quase 36%

A 40ª Exposição Agropecuária de Rio Pomba foi realizada entre os dias 20 e 24 de agosto de 2026, no Parque de Exposições Antônio da Mota Filho. O evento contou com a participação das vacas Mococa e Noite, do Campus Rio Pomba/IF Sudeste MG,  no tradicional Torneio Leiteiro.

Neste ano, o trabalho de preparo dos animais e a condução das atividades no Parque de Exposições foram realizados pelos estudantes Paulo José de Oliveira Alvim e Isadora Silveira de Paula, do curso Técnico Integrado em Agropecuária.
Sob a orientação do professor Rafael Monteiro Araújo Teixeira, os estudantes iniciaram o trabalho de nutrição e manejo das vacas apenas oito dias antes do Torneio Leiteiro. Mesmo em um curto período, o trabalho desenvolvido resultou em um expressivo aumento na produção de leite, que passou de aproximadamente 30 kg para 41 kg durante a competição, representando um crescimento de cerca de 36%.

O professor Rafael destacou o desempenho e o comprometimento dos estudantes. “Tenho que dar os parabéns aos estudantes, pois seguiram adequadamente o planejamento nutricional e de manejo e, em pouco tempo, conseguiram elevar a produção de leite em 36%. Com certeza mostraram do que são capazes e, muito mais que isso, colocaram seu cartão de visita de técnico em Agropecuária de forma ímpar junto à sociedade, aos produtores, técnicos e empresas que participaram da exposição. Essa capacidade de adequar as técnicas, a coragem e a determinação é que os tornam gabaritados para o mundo do trabalho ou para continuarem na graduação. Parabéns ao Paulo José e à Isadora.”

A participação do campus Rio Pomba/IF Sudeste MG na 40ª Exposição Agropecuária também foi viabilizada pelo apoio da Secretaria Municipal de Agropecuária, representada pelo secretário Alarcon, e das empresas Ideal, Soma e Pietro Tech, que contribuíram com o fornecimento de concentrados e aditivos.

 A presença do Campus Rio Pomba no evento reforça a importância da integração entre ensino, prática profissional e comunidade, proporcionando aos estudantes experiências concretas de aplicação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula e no campo.