Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > Eventos sobre raças suínas crioulas reúne criadores e pesquisadores no campus Rio Pomba
conteúdo

Geral

Eventos sobre raças suínas crioulas reúne criadores e pesquisadores no campus Rio Pomba

O I Encontro Internacional, II Encontro Brasileiro de Criadores de Porcos Crioulos e I Encontro Mineiro dos Guardiões da Raça Piau também contaram com a participação de técnicos e estudantes

Entre os dias 02 e 04 de julho o campus Rio Pomba do IF Sudeste MG de 2025 sediou o I Encontro Internacional e II Encontro Nacional dos Criadores de Porcos de Raças Crioulas juntamente com o I Encontro Mineiro dos Guardiões de Porco Piau. O evento, organizado pelo professor Sérgio de Miranda Pena, coordenador do Projeto Porco da Mata e integrantes do Núcleo de Estudos em Suinocultura do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - Campus Rio Pomba, reuniu criadores, pesquisadores, técnicos, estudantes e interessados na valorização, preservação e uso sustentável das raças suínas crioulas, com destaque especial para o Porco Piau, patrimônio genético e cultural do Brasil. "Contamos com parcerias importantes para viabilizar o evento e os trabalhos do projeto no campus, como o apoio da emenda destinada pelo Deputado Federal Patrus Ananias e a ação do parceiro e criador de suínos na cidade de Goianá, Filipe Russo, que também atua como Secretário Municipal de Agricultura, Pecuária, Meio Ambiente e Segurança Alimentar de Goianá", destaca Sérgio Pena.

WhatsApp Image 2025-07-02 at 14.29.57.jpeg  WhatsApp Image 2025-07-02 at 14.29.57 (2).jpeg

De acordo com o professor Sérgio Pena, o evento teve como foco raças que surgiram dentro do Brasil, chamados de porcos crioulos, como é o caso da raça Piau, encontrada na região de Rio Pomba e presente em todo o território nacional. " Recebemos criadores de porcos crioulos de outros estados, como o Moura (Paraná), o Nilo, de São Paulo e outros. Com uma programação marcada por palestras, rodas de conversa, exposições, degustações e visitas técnicas, promovemos o intercâmbio de saberes entre criadores tradicionais e instituições de ensino e pesquisa. O encontro também buscou fortalecer redes de guardiões genéticos, debater políticas públicas e incentivar práticas de manejo sustentáveis, respeitando a biodiversidade, os territórios e os sistemas alimentares locais", explica.

No primeiro dia, os participantes assistiram a palestra sobre "Experiências do Porco Saloio: Resgate do Porco Malhado de Alcobaça de Portugal e possibilidades de geração de renda e soberania alimentar", ministrada pelo convidado João José dos Santos.

No segundo dia, após o credenciamento, a abertura teve participação do músico e violeiro, Chico Lobo, e relato sobre a importância cultural do porco na cultura caipira. Em seguida, autoridades e gestores do campus Rio Pomba fizeram seus pronunciamentos. Dando início às atividades do dia, mesa redonda tratou do tema "Desafios para a construção de Políticas Públicas para a defesa das Raças Crioulas", com os participantes Rafa Bocaina, João José dos Santos e Filipe Russo e Matheus Anchieta Ramires (Escola de Veterinária da UFMG). Em seguida, palestra com o tema "O papel dos Guardiões na Conservação do Patrimônio Genético e a Experiência da Rede RGA-NE (Profa. Dra. Olimpia Lima Silva Filha, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano/Campus Valença); E, ainda, "Guardiões por raça", assunto abordado pelos convidados Rafael Vicare (São Paulo), Diego Costa  (São Paulo), Dyego Schelbauer (Paraná), Filipe Russo (Minas Gerais), Ugo Guttierrez (Paraná) e João José dos Santos (Portugal). 

WhatsApp Image 2025-07-03 at 09.26.25 (2).jpeg  WhatsApp Image 2025-07-02 at 14.29.57 (1).jpeg

Nos outros dias foram abordados temas importantes para a área como "Melhoramento participativo" (Profa. Dra. Maria Norma Ribeiro, da Rede de Recursos Genéticos e Pós-Graduação da Universidade Federal Rural de Pernambuco); "Sistemas tradicionais de criação, experiência do Porco Moura" (Prof. Dr. Marson Bruck - Universidade Federal do Paraná e Profa. Dra. Maria Marta Loddi - Universidade Estadual de Ponta Grossa); "Como o manejo pré-abate interfere na qualidade da carne do porco" (Profa. Dra. Julia Eumira Gomes Neves Perini, do Instituto Federal de Brasilia); "Biosseguridade na Criação de Porcos Crioulos" (Profa. Dra. Juliana Sperotto Brum, da Universidade Federal do Paraná). Também "Projeto Porco Moura: as Experiências do Resgate e Projeção do Porco Crioulo (Profa. Maria Marta Loddi (UEPG) e Prof. Marson Bruck Warpechowski, UFPR). 

Os participantes também tiveram a oportunidade de visitar o Laboratório de Suinocultura, com ênfase em alimentos e alimentação e também as obras de reforma do abatedouro, em andamento no campus Rio Pomba. "Há uma grande expectativa para a reforma do abatedouro de suínos, o que vai permitir obter carne suína de qualidade e ampliar as ações do Projeto Porco da Mata do campus Rio Pomba/IF Sudeste MG", completa Sérgio Pena.

WhatsApp Image 2025-07-03 at 19.58.14.jpeg

O sucesso do evento foi confirmado pelas palavras de agradecimento dos participantes. Como é o caso do Ricardo, criador de porco Piau do município de Canaã, MG. "Quero agradecer a  todos os participantes do segundo encontro de produtores de porcos crioulos, estão todos de parabéns, os palestrantes, o Reitor, o professor Sérgio e seus alunos que se dedicaram o tempo todo, também o João José que trouxe uma lição de vida fantástica e também  ao amigo Biteloom Filipe Russo, um abraço a todos".

A profa. Dra. Maria Norma Ribeiro, docente da Rede de Recursos Genéticos e Pós-Graduação da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFPE) expressou "gratidão pela calorosa hospitalidade e pela riqueza do evento. Foi uma experiência verdadeiramente enriquecedora, e a dedicação de todos foi notável. A dedicação do alunado foi fundamental, demonstrando talento e comprometimento que fizeram toda a diferença", declarou.

De acordo com a professora Julia, do campus Planaltina do IFB, "o IF Sudeste MG coordenou um importantíssimo evento para o resgate das raças crioulas no Brasil. A reunião e a união de guardiões das raças crioulas com a academia e órgãos de extensão é um importante passo para o resgate cultural de nosso país e a garantia da segurança e soberania alimentar da nossa população, com alimentos de qualidade, sem resíduos e que respeitam os princípios agroecológicos. Foi maravilhoso!".