Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > I Workshop de Bebidas do campus Rio Pomba traz programação com palestras, oficinas e minicursos
conteúdo

Geral

I Workshop de Bebidas do campus Rio Pomba traz programação com palestras, oficinas e minicursos

No período de 31/05 a 03/06, o I Workshop de Bebidas da instituição, além da ampla programação, também contará com a realização do III Concurso Regional de Cerveja Artesanal.

O Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos (DCTA) do campus Rio Pomba realiza, no período de 31/05 a 03/06 o I Workshop de Bebidas da instituição, com ampla programação que inclui palestras, minicursos e oficinas, além da realização do III Concurso Regional de Cerveja Artesanal.

A abertura acontece nesta quarta-feira, a partir das 13h, no Salão Nobre do campus, com o pronunciamento do Diretor-geral, professor José Manoel Martins. Em seguida está programada palestra com o tema “Carboidratos na bebida: podemos ficar sem eles?”, com a presença dos profissionais da área convidados: Bruno Brandão, Talita Araújo e Cicero Gieseke.

 O evento é organizado pelos alunos do Centro Acadêmico CACTA, Centro Acadêmico ÁGORA, Empresa Júnior LOGUS e Grupo de Estudos GETTA.

 O que é o Workshop de Bebidas?

 O workshop de bebidas é um evento que tem como objetivo ensinar aos participantes como preparar e apreciar diferentes tipos de bebidas. Pode ser focado em um tipo específico de bebida, como cervejas artesanais, bebidas lácteas ou coquetéis, ou pode abranger uma variedade de bebidas. Especialistas no assunto vão compartilhar informações sobre a história, produção e características das bebidas, bem como técnicas de degustação.

 Os participantes terão a oportunidade de experimentar as bebidas e aprender a prepará-las, além de interagir com outros entusiastas e trocar experiências e conhecimentos. Um workshop de bebidas pode ser uma atividade divertida e educativa para os amantes de bebidas que desejam aprimorar seu conhecimento e habilidades.

 III Concurso Regional de Cerveja Artesanal

 O III Concurso Regional de Cervejas Artesanais é um concurso aberto aos cervejeiros caseiros, maiores de 18 anos, promovido pelo Workshop de Bebidas, cujo objetivo é promover e divulgar cultura cervejeira, prestigiar o movimento homebrewer crescente no estado de Minas Gerais como em todo Brasil.

 Um dos pontos altos do Workshop de Bebidas, o concurso acontece de 01 a 3 de junho e visa estimular a participação de empreendedores, divulgando suas marcas e variedades, além da promoção e melhoria da qualidade de seus produtos.

 O corpo de jurados será constituído por juízes BJCP e por pessoas de notório conhecimento relacionado à cultura cervejeira. Nesta edição, conta com as presenças dos juízes Hernon Adjunto, Lucélio Ambrósio e Arthur Müller, que participa pela primeira vez do evento.

 O julgamento ocorrerá no Laboratório de Análise Sensorial, do Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos do Campus Rio Pomba.

A premiação acontece no sábado, dia 03/06, a partir das 9h, na praça Dr. Último de Carvalho, no centro de Rio Pomba.

 Programação

 Quarta feira, dia 31/05

 Abertura do evento: 13h às 13h15

José Manoel Martins – Diretor-geral do campus Rio Pomba

Bruno Gaudereto – Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos

Vanessa Riani – Coordenadora do Curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos

Cleuber Raimundo – Coordenador do Curso de Laticínios

Emanuelle Freitas – Presidente do Centro Acadêmico – CACTA

 

Palestras: 13h15 às 15h

Convidados: Bruno Brandão, Talita Araújo e Cícero Gieseke

Palestra: Carboidratos na bebida: podemos ficar sem eles?

 Palestra: 15h40 às 16h45

José Henrique Fonseca Dias. Tema: Aproveitamento do soro e fabricação de bebida láctea fermentada

 

Dia 02/06

 Palestra: 7h às 8h30

Rômulo César Manuli – Tema: Texturizantes aplicados em lácteos

Palestra: 8h30 às 9h30

Pedro Henrique Narciso Barbosa - Tema: Tecnologia de alimentos aplicada na produção cervejeira

 Palestra: 10h às 11h30

Lívia Ladeira Furtado - Tema: Bebidas mistas e sucos mistos

 Dia 03/06

 Premiação do III Concurso Regional de Cerveja Artesanal - a partir das 9h, na praça Dr. Último de Carvalho, no centro de Rio Pomba.

 Confira a programação completa do Workshop de Bebidas: https://www.even3.com.br/workshop-de-bebidas-330427/