Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > IF Sudeste MG abre Processo Seletivo para segundo semestre. Campus Rio Pomba oferta 128 vagas

Período de inscrições vai de 28 de março a 7 de maio; candidatos devem se cadastrar pela internet, acessando computador próprio ou com atendimento presencial nas unidades

Quem pretende estudar a partir do segundo semestre deste ano já pode se informar sobre as oportunidades de ingresso no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG). A instituição divulgou os editais de seu Processo Seletivo 2024.2, que abre mais de 750 vagas em cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação – presenciais e a distância – distribuídos por sete cidades: Barbacena, Bom Sucesso, Juiz de Fora, Manhuaçu, Rio Pomba, Santos Dumont e São João del-Rei. Os interessados têm acesso a todas as informações na página de editais da seleção 2024/2. O período de inscrições se inicia nesta quinta-feira (28).

De 28 de março a 7 de maio, os candidatos devem se inscrever, a partir de um computador, na página ifsudestemg.edu.br/processoseletivo (disponível a partir de 28/03). As unidades participantes da seleção também preveem atendimento presencial para o cadastro, em horários que podem ser consultados nos editais. O acesso ao sistema de inscrições será realizado a partir da conta gov.br do candidato.

O cadastro é totalmente gratuito para os cursos técnicos. Para os cursos de graduação e de pós-graduação, a taxa é de R$50,00. O pagamento da GRU (boleto) poderá ser realizado até 8 de maio, exclusivamente em agências e correspondentes bancários do Banco do Brasil. O investimento é referente apenas à etapa da seleção, já que o IF Sudeste MG é uma instituição pública e não cobra mensalidade para nenhum de seus cursos.

Novidade sobre os pedidos de isenção de taxa

No caso dos cursos de graduação e de pós-graduação, candidatos que cursaram todo o Ensino Médio em instituições da rede pública, como bolsistas integrais na rede privada ou em entidades de caráter filantrópico podem solicitar a gratuidade da inscrição. O benefício vale também para quem concluiu o Ensino Médio com base no resultado do Encceja ou exames realizados pelos sistemas estaduais de ensino.

Pela primeira vez em um processo de seleção do IF Sudeste MG, o pedido de isenção deve ser realizado já durante o período de inscrições, mais especificamente entre 28 de março e 8 de abril. Os candidatos que têm direito à gratuidade precisarão aguardar a divulgação do resultado final dos pedidos de isenção (prevista para 22 de abril) antes de se inscreverem no Processo Seletivo.

A solicitação pode ser feita a partir da aba “Isenção”, em ifsudestemg.edu.br/processoseletivo, ou diretamente por este formulário on-line. No procedimento, será necessário enviar cópia do histórico escolar ou declaração fornecida pela escola para comprovação do direito à isenção, conforme detalhado nos editais do Processo Seletivo.

Grupos de concorrência e critérios de seleção

Outra novidade relevante deste Processo Seletivo do IF Sudeste MG é a aplicação da nova Lei de Cotas (Lei 14.273, de 2023). Ela determina que candidatos concorrerão às vagas reservadas (50% do total) apenas se não obtiverem as notas para ingresso pelas vagas de ampla concorrência. A reserva de vagas leva em consideração se o(a) candidato(a) estuda ou estudou em instituições da rede pública e, em grupos específicos, aspectos como a renda familiar e a autodeclaração étnico-racial e se ele(a) é pessoa com deficiência.

O método de seleção varia conforme a modalidade. A formação das turmas dos cursos técnicos concomitantes e/ou subsequentes será determinada por um sorteio, cuja realização está prevista para 20 de junho. Os candidatos às vagas dos cursos de graduação, por sua vez, farão prova na tarde de 9 de junho, um domingo (serão 45 questões da prova objetiva e uma redação). O comprovante definitivo de inscrição ficará disponível em 3 de junho. O ingresso na pós-graduação depende de critérios específicos para cada curso e descritos nos editais.

A leitura atenta do EDITAL da modalidade de interesse é obrigatória para todos os candidatos.

Confira a tabela de cursos e modalidades do Processo Seletivo 2024.2 do IF Sudeste MG:

CURSOS TÉCNICOS

Informática para Internet

Subsequente

1,5 ano

*No ato da matrícula, o candidato deve estar cursando o 3° ano do Ensino Médio ou ter concluído o Ensino Médio.

Para os demais cursos concomitantes/subsequentes, o candidato deve estar cursando o 2° ano ou o 3º ano do Ensino Médio ou ter concluído o Ensino Médio.

Para os cursos subsequentes, é necessário já ter concluído o Ensino Médio.

Para o Proeja, é necessário ter pelo menos 18 anos e Ensino Fundamental completo. O candidato não pode possuir o Ensino Médio completo.

**É necessário ter 18 anos ou mais no ato da matrícula.

GRADUAÇÃO*

Número total de vagas no Processo Seletivo

Turno

Engenharia Mecatrônica

Integral

Engenharia Elétrica

Licenciatura em Física

4,5 anos

Tecnologia em Laticínios

2,5 anos

Santos Dumont

Engenharia Ferroviária e Metroviária

Integral

Barbacena e

São João del-Rei

Tecnologia em Gestão de Turismo

70  (35 para cada campus)

2 anos

*Uma parcela das vagas de cursos de graduação foi ofertada pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2024.

Modalidade

Número total de vagas

Metodologia da Educação Física Escolar

Lato Sensu