Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > IF Sudeste MG divulga artigo do Prof. Ignácio Delgado sobre os caminhos do desenvolvimento da região
conteúdo

Geral

IF Sudeste MG divulga artigo do Prof. Ignácio Delgado sobre os caminhos do desenvolvimento da região

O tema foi abordado na palestra de abertura do XVI Simpósio de Ciência, Inovação e Tecnologia, no campus Rio Pomba

O Campus Rio Pomba teve a honra de receber o Secretário de Desenvolvimento Econômico do Município de Juiz de Fora e Professor aposentado da UFJF, Ignácio José Godinho Delgado. A participação do professor ocorreu na palestra de abertura do XVI Simpósio de Ciência, Inovação e Tecnologia, realizado em conjunto com o I Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão e o I Seminário de Autoavaliação dos Programas de Pós- Graduação. O evento ocorreu entre os dias 25 e 27 de novembro de 2025, no IF Sudeste MG – Campus Rio Pomba, como parte da programação da Semana de Educação, Ciência e Tecnologia (SECITEC).

Na ocasião, o Professor ministrou a sua palestra “Condições Políticas da Trajetória e da (re)Afirmação da Mata Mineira”, uma contribuição fundamental para compreensão dos caminhos do desenvolvimento da nossa região. Assim, temos a alegria de disponibilizar a versão escrita e ampliada da palestra proferida por Ignacio Godinho Delgado. Na versão apresentada no evento, foi abordada a trajetória da Mata, com indicação de alguns dados sobre sua inserção externa e relatada a Missão à China, liderada pela Prefeitura de Juiz de Fora em outubro de 2025.

No debate foi sugerida a inclusão de uma seção sobre o Campo das Vertentes, também área de atuação do IF Sudeste MG. Os slides de tal apresentação seguem em anexo, já com dados da região do Campo das Vertentes. A elaboração deste material contou com o apoio de ferramentas de inteligência artificial generativa Qwen, ChatGPT e Gemini, a partir de prompts propostos por Ignacio José Godinho Delgado, que formatou o texto definitivo. Breno Pires Resende, da Supervisão de Pesquisa e Indicadores do Departamento de Emprego, Renda e Informações Estratégicas (DERI) efetuou a revisão técnica das tabelas e refez partes do texto final nas seções em que estão incluídas.

Para o professor André Narvaes, diretor-geral do campus Rio Pomba, "a disponibilização deste material é de fundamental importância para democratização destas informações e como forma de subsidiar o desenvolvimento de políticas públicas em nossa região. 

Sobre o palestrante

Ignácio Delgado é professor titular do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Juiz de Fora. Professor aposentado do Departamento de História, foi diretor do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (CRITT) e da Diretoria de Inovação da UFJF. Atualmente é Secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora (PJF). Doutor em Sociologia e Política pela Universidade Federal de Minas Gerais. Visiting Senior Fellow no International Development Department da London School of Economics and Political Science (LSE), entre 2011 e 2012. Pesquisador com experiência nas áreas de História e Ciência Política, publicou estudos diversos sobre os dilemas da cidadania e do desenvolvimento no mundo contemporâneo e no Brasil, especialmente a partir de 1930. Atua com os seguintes temas: empresariado, desenvolvimento, política industrial, política social, previdência social, cidadania, ações afirmativas, política e desenvolvimento em Minas Gerais. Nos últimos anos tem se dedicado à análise histórica comparativa de políticas industriais, bem como das conexões entre sistemas de saúde e indústria farmacêutica. É membro do Comitê Gestor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (INCT-PPED), e pesquisador vinculado à Linha de Pesquisa Estado, Variedades de
Capitalismo e Políticas de Desenvolvimento em Países Emergentes. 

Confira o artigo completo e os slides da apresentação.