Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > Nota de pesar

Nota de pesar

Com muito pesar, comunicamos o falecimento do amigo e parceiro Luc Vankrunkelsven, ocorrido na sexta feira, 15 de setembro, de 2023, em Chapecó, SC. Desde 2008 o campus Rio Pomba recebia anualmente a visita do professor, que sempre trazia novidades sobre o movimento agroecológico da Europa e do mundo e suas novas publicações.

Prezada Comunidade do IF Sudeste MG/Campus Rio Pomba,

Com muito pesar, comunico a passagem de nosso amigo e parceiro LUC VANKRUNKELSVEN, ocorrida na sexta feira, 15 de setembro, de 2023, em Chapecó, SC. Nos últimos anos, desde 2008 quando de minha chegada no ainda CEFET-RP,  temos recebido anualmente a visita do LUC,  que sempre nos brindava com novidades sobre o movimento agroecológico da Europa e do mundo e suas novas publicações. Foram 11 livros, todos lançados aqui em Rio Pomba e em diversas outras regiões do Brasil, nas quais Luc fazia sua pregação em defesa do ambiente, da agricultura familiar e camponesa, da Agroecologia, dos povos originários da defesa de nossos biomas especialmente o Cerrado. Um belga, um Teólogo, um Frei, um Ecofisósofo, um Agroecólogo, um escritor, que amava o Brasil e parece ter escolhido o nosso país para sua despedida. Além de nosso Campus, Luc, fez palestras também nos Campi de Barbacena, Muriaé, e Juiz de Fora, fomos também à UFV. Quis o destino que as duas últimas apresentações públicas de Luc fossem em nosso Campus e no Campus de Juiz de Fora.

A nossa parceria avançou a ponto de enviarmos 5 estudantes de Agroecologia para estagiarem em Bruxelas, na WERVEL (Werkgroep voor een Rechtvaardige en Verantwoorde Landbouw, Grupo de Trabalho para uma Agricultura Justa e Sustentável), entidade criada em Bruxelas, por Luc e diversos parceiros, que promove a defesa do ambiente, da Agroecologia e dos camponeses, em todo o mundo, especialmente no Brasil. Luc pautou a defesa do Bioma  Cerrado  no parlamento Europeu e teve grade  sucesso nessa atividade. Temos que agradecer também a atuação e apoio de nossa Reitoria e da Diretoria de Relações Internacionais, na celebração da parceria com a WERVEL e Luc, sem o que não teríamos conseguido enviar os estudantes para a Bélgica.

No final do ano passado Luc comunicou sobre sua doença, recentemente diagnosticada, ELA (esclerose lateral amiotrófica) e ao iniciarmos os planejamentos para a viagem, ele disse que seria a última viagem ao Brasil a vigésima quinta. No momento eu não acreditei, mas ao encontrar Luc e seus acompanhantes Herman e Sisca, (já não podia viajar sozinho), no último dia 27 de agosto, me dei conta da gravidade da situação. Comecei a imaginar que seria difícil que ele cumprisse todas as etapas da agenda e retornasse à Europa. Os 11 livros e as pegadas de Luc pelo Brasil, pelo IF Sudeste MG e por Rio Pomba permanecem para sempre!!! Fica registrada nossa comovida homenagem a esse grande guerreiro da Agroecologia, parceiro e amigo!!! Viva Luc, Viva a WEVEL, viva a Agroecologia!! Luc Vankrunkelsven presente!!!

Eli Lino de Jesus

Prof. do DAAA - IF Sudeste MG/Campus Rio Pomba.