Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > Orquestra Experimental e Big Band CEM se apresentam no campus Rio Pomba
conteúdo

Geral

Orquestra Experimental e Big Band CEM se apresentam no campus Rio Pomba

O evento acontece no dia 15/09, no Salão Nobre, e também contará com uma palestra organizada pelo Núcleo de Direito e Departamento Acadêmico de Ciências Gerencias (DACG) com o tema: "A conciliação como fonte de harmonização das relações de trabalho"

Nesta segunda-feira, 15 de setembro, às 20h30, o campus Rio Pomba recebe para uma apresentação a Orquestra Experimental, regida pelo professor Marcelo Gonçalves e Big Band Cem, regida pelo professor Júnior Martins, de Visconde do Rio Branco. Antes do evento, às 18h45, haverá uma palestra organizada pelo Núcleo de Direito e Departamento Acadêmico de Ciências Gerencias (DACG) com o tema: "A conciliação como fonte de harmonização das relações de trabalho", ministrada pelo Dr. Paulo Roberto. As  atividades marcam as comemorações dos 63 anos de história do Campus Rio Pomba, completados em 16 de agosto.

De acordo com o Diretor de Extensão, Leonardo Barbosa, " a apresentação do dia 15 de setembro se ergue não apenas como um momento musical, mas como uma verdadeira celebração da arte, da união e da paixão pela música. Uma noite memorável que também presta justa homenagem ao IF Sudeste MG – Campus Rio Pomba, instituição que tanto contribui para o desenvolvimento cultural, educacional e social de toda a região", completa.

A Big Band CEM

A Big Band CEM é formada por professores do Conservatório Estadual de Música Prof. Theodolindo José Soares, de Visconde do Rio Branco e mantem uma rotina de estudos e ensaios, promovendo diversas apresentações musicais na cidade e região, levando lazer e cultura aos seus espectadores. A manutenção do grupo faz com que os professores envolvidos, além da docência, se mantenham ativos no fazer musical.

A expressão “Big Band” vai além do que sua simples tradução para o português “grande banda”. Com surgimento nos Estados Unidos, por volta dos anos 1920, o termo remete a uma formação instrumental característica, assim como sua associação ao “Jazz”, onde a ideia naquele momento era ampliar os pequenos grupos de jazz (chamados Combos).

Orquestra Experimental

Formada por distintos professores e talentosos alunos do Conservatório Estadual de Música Professor Theodolindo José Soares, de Visconde do Rio Branco, juntamente com dedicados músicos da Filarmônica Rio Branco, a Orquestra Experimental nasceu em 11 de julho de 2024.
Essa formação é o fruto de um sonho cultivado ao longo do tempo, concretizado graças ao empenho incansável de seus músicos e à visão do professor Marcelo Gonçalves, da vice-diretora Giselli Mussi e da diretora Estela Ferreira.

Saiba mais: https://www.conservatoriovrb.com.br/pagina/1