Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos do campus Rio Pomba comemora 10 anos
conteúdo

Geral

Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos do campus Rio Pomba comemora 10 anos

A solenidade aconteceu no último dia 15 de setembro, com a presença de docentes, técnicos administrativos, estudantes do programa, gestores, egressos da instituição e convidados.

O Anfiteatro Jarbas Pena foi o espaço escolhido para a comemoração dos 10 anos do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos do Campus Rio Pomba/IF Sudeste MG. A solenidade aconteceu no último dia 15 de setembro, com a presença de docentes, técnicos administrativos, estudantes do programa, gestores, egressos da instituição e convidados.

O Coordenador do PPGCTA, Maurilio Lopes Martins, deu início à solenidade apresentando o Programa e destacando os momentos importantes e de conquistas alcançados na última década. “Ao longo dos anos superamos muitos desafios, formamos muitos profissionais capacitados e agora partimos para a oferta do curso de Doutorado Profissional, cientes da responsabilidade dessa nova fase do Programa”, completa. 

Bruno Gaudereto Soares, Chefe do Departamento Acadêmico de Ciência e Tecnologia de Alimentos – DCTA, destacou em sua fala o comprometimento de todos os servidores ao longo das últimas décadas. “O campus Rio Pomba também está completando vinte anos na oferta de cursos superiores. Percebemos nesse tempo que o capital humano é o nosso diferencial, por isso oferecemos ensino de qualidade e estamos obtendo até hoje bons resultados em nossos cursos”, explica. 

Para o Diretor de Pesquisa e Pós-graduação substituto do campus Rio Pomba, Franciano Benevenuto Caetano, “o momento é coroado de sucesso pelo esforço, dedicação e comprometimento nos últimos dez anos de existência do Programa. Muitos dos egressos que fizeram o mestrado são advindos da iniciação científica. Hoje, englobamos pelo menos 25 cidades da microrregião de Rio Pomba com a oferta da pós-graduação”, enfatiza. 

O Diretor-geral do campus Rio Pomba, José Manoel Martins, lembrou a importância do momento atual de crescimento do PPGCTA com a oferta, a partir de 2024, do Doutorado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos. “Hoje representamos um diferencial no ensino público em Minas Gerais e, até mesmo, na Rede Federal. Nossos estudantes vêem no Programa um norte a seguirem em suas carreiras, que se inicia no curso técnico e agora pode chegar ao doutorado. É essa verticalização que permite aos estudantes terem acesso a todas as etapas do ensino na nossa escola, sem ter que buscar grandes centros para dar continuidade em sua formação nessa área”, acrescenta. 

Em seguida, o professor Maurício Henriques Louzada, representando o reitor do IF Sudeste MG, André Diniz, reafirmou o empenho da reitoria em atender às necessidades dos programas de Pós-graduação. “Vamos contribuir com o que for possível para permitir o crescimento do Programa e mantê-lo com o nível de qualidade que tem sido oferecido nestes anos de existência”. 

Após os pronunciamentos, os presentes assistiram à palestra do docente Paulo César Stringheta, renomado professor e pesquisador vinculado ao Departamento de Tecnologia de Alimentos (DTA) da UFV, que abordou o tema “Pós-graduação: Ciência, Tecnologia e Inovação”. 

Em seguida, foi realizada mesa-redonda com a presença de alunos egressos do curso de mestrado, que comentaram sobre sua atuação no mercado de trabalho após a realização do Mestrado Profissional, destacando a contribuição do curso por abrir novas portas e oportunidades em suas carreiras.

Conheça um pouco da História do PPGCTA

 

  • Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos: início em 2002 - Curso Técnico em Agroindústria.
  • 2003: Implantação do curso de graduação em Tecnologia em Laticínios.
  • 2005: Implantação dos cursos de graduação no CEFET-RP - inicio da pesquisa.
  • 2007: Implantação do curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia de Alimentos.
  • 2007: Constituição da Coordenação de Cursos de Pós-Graduação e Pesquisa que foi a base para a DPPG - implementação das bolsas de iniciação científica.
  • 2008: O CEFET-RP tornou-se um campus do IF Sudeste MG.
  • 2008: Curso Técnico em Agroindústria foi transformado em Curso Técnico em Alimentos.
  • 2012: Implantação do Curso Técnico em Alimentos à Distância. Retomado em 2022.
  • 2013: Em agosto iniciou o curso de Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos.
  • 2016: O Curso de Tecnólogo em Laticínios foi transformado em Bacharelado em Ciência e Tecnologia de Laticínios.
  • 2024: Cursos de Tecnólogo em Laticínios EAD e de Doutorado Profissional em CTA.