Geral
Programa PartiuIF/campus Rio Pomba encerra atividades com solenidade emocionante
O Campus Rio Pomba realizou nesta terça-feira, 16 de dezembro, a cerimônia de encerramento da primeira edição do Programa Partiu IF. A iniciativa atendeu a cerca de 40 estudantes dos municípios de Rio Pomba, Piraúba, Mercês e Silveirânia, promovendo oportunidades de formação profissional para estudantes da rede pública, fortalecendo o vínculo com a educação profissional e tecnológica e preparando jovens para novos caminhos no Instituto Federal.
A coordenadora pedagógica do programa local, Maria Helena Furtado Santiago e a pedagoga Luciana Narciso de Mattos, destacaram a importância do Partiu IF para o desenvolvimento educacional e pessoal dos jovens atendidos pelo programa e o comprometimento dos professores Paulo Bomtempo Junior, Rejane Vidigal Santiago Casazza e Mara Alice Sena Felippe, que ministraram aulas nas disciplinas de Ciências da Natureza, Matemática e Língua Portuguesa durante o ano letivo.
A solenidade, marcada por momentos de muita emoção e depoimentos marcantes, também contou com a presença do Diretor-geral do Campus Rio Pomba, André Narvaes, do Pró-Reitor de Extensão do IF Sudeste MG, José Manoel Martins, o Diretor de Extensão, Leonardo Barbosa, o vice-prefeito de Rio Pomba, Rafael Vilela, além de familiares dos estudantes.
Durante a cerimônia, os estudantes concluintes do projeto em 2025 receberam seus certificados e kits, em um momento especial compartilhado com familiares e convidados, tornando a celebração ainda mais significativa para os presentes.
O que é o programa PartiuIF
O programa busca o enfrentamento das desigualdades étnico-raciais na educação por meio da oferta de aulas e atividades voltadas à recuperação das aprendizagens de estudantes, com foco nas particularidades que podem afetar alunas e alunos do 9º ano que cursaram integralmente o ensino fundamental na rede pública de ensino. O público da política é definido pela Lei de Cotas (Lei nº 14.723/2023): estudantes negros, quilombolas, indígenas, que tenham deficiência ou renda familiar por pessoa de até um salário mínimo.
O objetivo do PartiuIF é que esses estudantes acessem a educação de excelência oferecida pela Rede Federal, ao reduzir desigualdades de aprendizagem em matemática, língua portuguesa e ciências da natureza e enfrentar os impactos da pandemia da Covid-19. A carga horária total é de 320 horas. Além disso, o curso oferece formação suplementar, com acompanhamento psicopedagógico, orientação acadêmica e oficinas de redação.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi)




